Colocar uma lupa sobre os problemas da região. Foi para isso que foi instalada nesta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento da Mata Norte de Pernambuco.
O colegiado é composto por deputados representantes de municípios daquela região do Estado. Natural de Macaparana, o deputado Antônio Moraes foi o autor do requerimento que criou a comissão, que tem por objetivo estimular o desenvolvimento econômico da Mata Norte e ampliar a geração de empregos para a população das cidades que a integram.
Na reunião de instalação da frente – que será coordenada por Moraes nos próximos dois anos – já foram anunciadas as primeiras ações a serem implementadas. Entre elas, as três primeiras audiências públicas que o colegiado vai promover para discussão dos problemas.
A primeira acontecerá em Carpina, a segunda está marcada para Goiana e a terceira terá lugar em Timbaúba. De acordo com o coordenador, as datas serão anunciadas em breve, e para as audiências serão convidados prefeitos, vereadores, empresários, comerciantes e demais representantes da população.
Além de discutir o desenvolvimento econômico, a frente parlamentar pretende realizar uma radiografia geral de toda a Mata Norte, incluindo a situação dos serviços públicos essenciais, visando sugerir aprimoramentos na legislação e nas políticas públicas.
“No apogeu da produção de açúcar e álcool, a Mata Norte era uma região riquíssima, com diversas usinas e engenhos. Hoje a maioria fechou, gerando queda de renda e desemprego”, explicou Antônio Moraes.