O deputado estadual Doriel Barros (PT) participou, na tarde desta quarta-feira (14), de uma visita ao Engenho Roncadorzinho, no município de Barreiros, na Zona da Mata Sul do Estado, para tratar sobre a desapropriação das terras do Engenho onde vivem 77 famílias e mais de 400 pessoas. Doriel está intermediando, junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco, a revisão do processo que revogou a desapropriação dessas terras.
O principal objetivo do encontro, que teve as presenças do desembargador Luciano Campos, do juiz Paulo Victor, de Cícera Nunes, presidenta da Fetape, Seu Ramos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barreiros, e de vários moradores e moradoras do Engenho, foi encaminhar um pedido para que a justiça revogue essa decisão.
Doriel confia num acordo
“Viver com dignidade é um direito de todas e todos. Tenho muita esperança de que a gente irá chegar a uma decisão que esteja de acordo com a realidade de todas as pessoas que vivam aqui. Tenho certeza que teremos bons momentos no futuro. Eu e a Fetape estamos acompanhando a situação do Engenho Roncadorzinho há muito tempo e tenho fé de que a Justiça, que está aqui presente, irá tomar a decisão correta”, afirma Doriel.
O Engenho Roncadorzinho é uma área rural no município de Barreiros marcada por conflitos de terra há vários anos. São 77 famílias que moram na região de 690 hectares. É importante relembrar que desde 2022 o Governo do Estado havia publicado no Diário Oficial a desapropriação do Engenho Roncadorzinho. Em fevereiro do mesmo ano, o menino Jonatas Oliveira, 9 anos, foi assassinado, e seu pai, Geovane da Silva, líder rural, baleado, por conta dos conflitos de terra na região.
Veja também: