A dois dias do início do prazo oficial de campanha, o candidato da Frente Popular à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT), tem intensificado as agendas com setores da sociedade civil organizada para a construção do programa de governo. Mais cedo, na tarde desta terça-feira (13), Elias esteve reunido com integrantes do Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, oportunidade na qual assinou um documento no qual se compromete a contribuir para o combate às desigualdades sociais e na garantia do acesso da população à alimentação de qualidade.
Direito humano fundamental estabelecido no art. 6 da Constituição Federal de 1988 e em conformidade com as leis orgânicas que instituiu o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), o tema tem sido amplamente debatido nas edições do Bora Mudar Jaboatão, projeto de escuta popular comandado por Elias nas sete regionais do município.
Elias e o CadÚnico
Ao observar os dados de 2023 do CadÚnico, Elias lamentou o fato de a cidade de Jaboatão dos Guararapes registrar atualmente cerca de 221 mil pessoas em situação de extrema pobreza, índice que corresponde a aproximadamente 37% da população.
“É preciso que o poder público volte a atuar de forma a bem assistir às pessoas, principalmente à parcela da sociedade em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Estivemos reunidos com representantes do fórum e nos colocamos à disposição para, se eleitos, implementarmos a partir de 2025 ações e programas para acabar com a insegurança alimentar, entre os quais a construção de cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e restaurantes populares, além de garantir merenda de qualidade nas unidades da rede municipal de ensino”, pontuou Elias.
Foto: Juan Rodrigues/Divulgação
Veja também:
Frente Popular oficializa Elias Gomes candidato à Prefeitura do Jaboatão