Jarbas, uma biografia além da política

Um homem de carne, osso e sentimentos. Amante da política, mas também dos prazeres da vida. Nos dois primeiros dos quatros volumes de Jarbas Vasconcelos, Uma Biografia, o jornalista Ennio Benning mostra um político além da cara sisuda, de poucos sorrisos, que sempre foi a marca de Jarbas nos cargos que ocupou. O lançamento da primeira parte da obra, com dois volumes, ocorre nesta quinta-feira (21), no foyer do JCPM Trade Center, às 18h, e vai reunir toda a classe política de Pernambuco.

A biografia mostra uma pessoa aguerrida, mas tímida. De posições fortes e firmes, mas que tinha outras paixões além da política: a boemia, o Sport e a arte popular. Não necessariamente nessa ordem, mas necessariamente presentes paralelamente à sua atuação na política.

Ennio, que por 10 anos foi assessor de comunicação do ex-governador, dividiu a trajetória de Jarbas Vasconcelos em quatro volumes. O primeiro, com prefácio de Joaquim Falcão, vai desde a infância do ex-deputado, ex-prefeito, ex-governador, ex-senador, da grande amizade com o futuro cunhado João Negromonte, até a eleição que ele ganhou, mas não, levou. Foi a disputa para o Senado, em 1978. Jarbas teve uma votação avassaladora, obtendo 48,56%, mas por causa de um artifício chamado sublegenda. Nilo Coelho, que teve 27,28%, foi o vencedor, pois teve os seus votos somados ao outro candidato do partido (Arena), Cid Sampaio, que obteve 24,16%. Apesar de não ocupar a cadeira, Jarbas, que já havia sido bem eleito deputado anteriormente, saiu bem maior da disputa.

Volume dois

O segundo volume, que tem o prefácio do amigo de longas datas e marqueteiro de campanhas vitoriosas do ex-governador, Antônio Lavareda, fala de um período conturbado da política brasileira, pernambucana e recifense. Da reabertura “lenta gradual e segura”, passando pelo retorno de Miguel Arraes, as eleições de 1982 até os bastidores da talvez mais bélica das eleições em Pernambuco, a disputa pela Prefeitura do Recife, em 1985, que acabou com a vitória de Jarbas.

Os dois primeiros volumes da Jarbas Vasconcelos, Uma Biografia, é uma aula de história, que não fica restrita à história política do ex-governador, mas a contextualiza com o momento pelo qual o País passava no momento. O texto preciso de Ennio permite uma leitura fácil das pouco mais de 350 páginas de cada volume, e prende o leitor desde a primeira história, a que conta que “Jarbas perdeu a mesada por causa de Arraes”. Vale muito a leitura.

Serviço:

  • O que: Lançamento dos dois primeiros volumes de Jarbas Vasconcelos, Uma Biografia, do jornalista Ennio Benning
  • Quanto: Quinta-feira (30)
  • Horário: 19h
  • Onde: Foyer do JCPM Trade Center
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp