Vice-prefeito de Vitória, Edmo destaca sucesso do Carnaval 2026

Professor Edmo destaca sucesso do Carnaval 2026 de Vitória de Santo Antão, com preservação das tradições, integração política e segurança

O vice-prefeito de Vitória de Santo Antão, Professor Edmo Neves (sem partido), afirmou que o Carnaval 2026 foi marcado por êxito organizacional e integração entre gestão municipal e apoios políticos. “Foi uma demonstração de alinhamento administrativo e político de quem quer o melhor pra Vitória”, declarou, ao fim da programação que encerrou o sexto carnaval sob a liderança do prefeito Paulo Roberto (MDB).

A cerca de 50 quilômetros do Recife, o município da Mata Sul realizou mais uma edição da festa conhecida como o “carnaval das alegorias”, reunindo blocos tradicionais com nomes de bichos — como Leão, Camelo, Girafa, Cisne e Zebra — além de carros alegóricos que compõem a identidade histórica da folia local.

A abertura simbólica ocorreu em 1º de janeiro, com o desfile do bloco Acorda Corno. A programação oficial começou na quinta-feira que antecedeu o período momesco e seguiu até a terça-feira de Carnaval, com polos distribuídos pela cidade.

Tradição e integração política

Ao avaliar o resultado da festa, o vice-prefeito associou o desempenho da edição 2026 ao modelo de gestão adotado ao longo dos últimos seis anos. “Ao longo desses seis anos, conseguimos fortalecer as nossas raízes, garantindo espaço para os clubes de frevo, para as alegorias, para os clubes líricos e para as manifestações culturais que fazem parte da nossa história. Ao mesmo tempo, respeitamos o desejo popular, mantendo a tradição dos trios elétricos, que também fazem parte da identidade carnavalesca da cidade”, afirmou.

A programação contou com a presença da deputada federal Iza Arruda (MDB) e com apoio técnico do secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife, Túlio Arruda (MDB), integrante da gestão do prefeito João Campos (PSB). Também participou da articulação o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Ferrer, que acumula a função de diretor comercial da Pitú, empresa instalada no município.

“Eu digo sempre que Vitória tem cheiro de aguardente. Quando a gente vai chegando do Agreste, que a gente baixa os vidros do carro, já vai sentindo o cheirinho de aguardente e já vai se lembrando do carnaval”, disse Edmo.

Estrutura e segurança em Vitória

A gestão municipal estruturou pontos de hidratação gratuitos, distribuiu protetor solar e manteve postos de saúde ao longo do circuito oficial. A Secretaria da Mulher instalou posto avançado com foco na campanha permanente de enfrentamento à violência de gênero, reforçando a mensagem de que “não é não no carnaval o ano inteiro”.

Na área de segurança pública, o secretário de Defesa Social e Segurança Pública, Décio Canuto Filho, informou que não houve registro de ocorrências com lesões corporais graves ou homicídios durante o período, tanto no circuito da festa quanto no restante do município. Ele também destacou apreensões realizadas pela Polícia Militar de Pernambuco e a atuação da ROMU na recuperação de motocicletas com restrição de roubo ou placas clonadas.

Para o vice-prefeito, o êxito da edição 2026 será confirmado com a divulgação dos dados consolidados. “A prefeitura ainda vai trazer informações consolidadas dos números do carnaval 2026, em nossa cidade. Mas tenho certeza de que, neste ano especificamente, a qualidade da festa vai superar todos os números. O carnaval de Vitória é cada vez mais medido qualitativamente do que quantitativamente. Porque, mais do que a cidade lotada – como esteve –, festejamos o nível de qualidade a que as pessoas fizeram menção o tempo todo”, concluiu.

Veja também:

Silvio Costa Filho articula polo industrial para Vitória de Santo Antão

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
anúncio
anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp