Reitor da UFPE, Alfredo Gomes entra na disputa pelo Governo

Reitor da UFPE, Alfredo Gomes foi lançado pré-candidato ao Governo, em chapa que conta também com o nome de Paulo Rubem para a disputa do Senado Foto Lucas Emanuel Divulgação

O grupo político liderado pelo deputado federal Túlio Gadêlha anunciou o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, como pré-candidato ao Governo de Pernambuco. No mesmo ato, o ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago foi apresentado como pré-candidato ao Senado.

O lançamento ocorreu junto à divulgação do manifesto “Movimento do Sertão ao Cais: Pernambuco é do Povo”, que reúne diretrizes para um programa de governo com ênfase em redução de desigualdades regionais, ampliação da participação popular no orçamento e fortalecimento de políticas públicas em educação, ciência, cultura e trabalho.

A reunião contou com pré-candidatos a deputado federal e estadual, dirigentes partidários e apoiadores de diferentes regiões do Estado. Integrantes do grupo informaram que o caminho partidário de Alfredo Gomes pode ser o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que discute reestruturação em Pernambuco. A Rede integra federação com o PSOL, legenda que já tem como pré-candidato ao Governo o ex-vereador do Recife Ivan Moraes.

O documento estabelece como eixos a ampliação do acesso à água e ao saneamento — infraestrutura que impacta indicadores de saúde pública e produtividade econômica — e medidas na área de segurança pública com foco em prevenção e uso de inteligência policial.

Também propõe políticas de geração de emprego com estímulo ao desenvolvimento regional e instrumentos de participação direta, como orçamento participativo e fóruns territoriais. O orçamento participativo é um mecanismo em que a população contribui na definição de prioridades para aplicação de recursos públicos.

Pré-candidato ao governo, Alfredo Gomes quer discutir com a população os princvipais problemas e a realidade de Pernambuco Fotos: Lucas Emanuel/Divulgação

Alfredo defende interiorização de oportunidades

A pré-candidatura de Alfredo Gomes é apresentada pelo grupo com ênfase na educação como estratégia de desenvolvimento econômico e social. A interiorização de oportunidades e políticas voltadas à inclusão também constam entre as diretrizes.

“É uma grande honra estar com esse grupo, com esse coletivo, para apresentar essa pré-candidatura ao governo do estado. E a gente faz isso porque a gente entende que há mudanças importantes, significativas a fazer em várias áreas do estado de Pernambuco. Não só da forma como se faz política, que tem sido feita basicamente dentro de gabinetes, naqueles acordos, mas trazendo a população para discutir os principais problemas do nosso estado, da nossa realidade”, afirmou Alfredo Gomes.

Segundo o deputado federal Túlio Gadêlha, o manifesto inaugura uma nova agenda política. “Pernambuco precisa romper com a polarização vazia e recolocar o povo no centro das decisões. O movimento propõe um projeto que prioriza água e saneamento, educação que transforma destinos, geração de trabalho com desenvolvimento regional e participação popular real no orçamento e nas políticas públicas”, declarou.

Paulo Rubem Santiago, com atuação ligada à área educacional, integra a formulação do programa com foco em economia e controle social do orçamento público — instrumento que permite à sociedade acompanhar e fiscalizar a aplicação de recursos.

O lançamento marca o início da articulação política do grupo até as convenções partidárias. Integrantes relatam diálogo com diferentes legendas para composição de chapa majoritária.

Nas últimas semanas, Túlio Gadêlha foi convidado pelo PDT para discutir a reorganização da sigla em Pernambuco, movimento que pode viabilizar a filiação de Alfredo Gomes e consolidar o partido como base da eventual candidatura ao Governo do Estado.

Veja também:

Pré-candidato ao governo de Pernambuco, Ivan Moraes defende projeto ousado e possível para o estado

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
anúncio
anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp