O prefeito do Recife, João Campos, trocou na manhã desta segunda-feira (16) a agenda na capital por uma visita ao Sítio Histórico de Olinda para acompanhar o Carnaval da cidade vizinha. A programação incluiu caminhada pelas ladeiras da Cidade Alta, encontros com foliões e participação em apresentações de cultura popular.
Acompanhado do secretário-executivo de Integração Metropolitana do Recife, Vinicius Castello, o gestor percorreu ruas do centro histórico, conversou com moradores, turistas e trabalhadores da cultura e visitou espaços tradicionais da festa.
“O melhor Carnaval do mundo é o de Recife e o de Olinda. São cidades irmãs”, afirmou João Campos. “Vim logo cedo dar uma volta, conversar com as pessoas e sentir essa energia”, declarou.
Integração metropolitana
A visita ocorreu após convite de lideranças locais e contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, dos deputados estaduais Diogo Moraes, Mário Ricardo e Rodrigo Farias, além do ex-prefeito Júnior Matuto e da ex-deputada federal Marília Arraes.
Durante a passagem pelas ladeiras, João Campos e Vinicius Castello receberam pedidos de fotos e cumprimentos de foliões. “Foi um prazer receber João no Carnaval de Olinda para que ele pudesse ter a experiência de viver a festa de rua da nossa cidade. As pessoas nos deram muito carinho, além de relatos que escutamos sobre Eduardo ter participado do nosso Carnaval e sua importância. Essa é uma parceria que tem tudo para ir longe, pensando no bem dos olindenses e dos pernambucanos”, afirmou Vinicius Castello.









Carnaval na Casa da Rabeca
Na sequência, a comitiva seguiu para a Casa da Rabeca, na Cidade Tabajara. O espaço foi idealizado por Mestre Salustiano e é dedicado à preservação do maracatu e de outras manifestações da cultura popular, como cavalo-marinho, coco e ciranda.
“A Casa da Rabeca representa a nossa cultura popular. É um momento de conhecer de perto o maracatu, especialmente o de baque solto, originário da Zona da Mata, que atravessa gerações. Pernambuco é feliz por ter uma cultura tão forte, celebrada por Recife e Olinda”, afirmou João Campos.
Fundada em 21 de abril de 2002, a Casa da Rabeca começou como uma estrutura coberta por palhas de coqueiro e reunia, aos domingos, artistas populares da Zona da Mata Norte. Atualmente, realiza encontros de maracatus, forró de rabeca e apresentações de cavalo-marinho.
No local, o grupo foi recebido por Maciel Salustiano, que lembrou a tradição do ex-governador Eduardo Campos de participar, na manhã da segunda-feira de Carnaval, do encontro de maracatus realizado no espaço.
Veja também:
Com homenagem a João Campos, PSB celebra no Carnaval do Recife e Olinda

