Lula no Galo amplia disputa entre Raquel e João

O presidente Lula acompanhouo desfile do Galo da Madrugada ao lado da governadora Raquel Lyra e João Campos Foto Ricardo Stuckert PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, neste sábado (14), do desfile do Galo da Madrugada, no Centro do Recife, ao lado da primeira-dama Rosângela da Silva. A presença do chefe do Executivo federal mobilizou os dois principais pré-candidatos ao Governo de Pernambuco — o prefeito João Campos e a governadora Raquel Lyra — que disputaram imagens ao lado do presidente, que mantém índices elevados de popularidade no Estado.

Lula e Janja chegaram ao camarote por volta das 10h. No percurso, foliões entoaram “Olê, olê, Olá, Lula”. O presidente destacou a força da cultura popular e a energia do povo recifense. “O bloco é símbolo da criatividade e da identidade do Recife e Pernambuco”, afirmou.

A movimentação política ocorreu em meio ao Sábado de Zé Pereira, que reuniu milhares de pessoas no bairro de São José e projetou nacionalmente a festa com a presença do presidente da República.

“Acompanhei hoje o desfile do Galo da Madrugada, no Recife, uma das maiores manifestações populares do nosso país. A força do Carnaval pernambucano, do frevo ao maracatu, e a energia das pessoas nas ruas são marca registrada da nossa cultura. Estive acompanhado do prefeito @JoaoCampos e da governadora @raquellyraoficial , celebrando essa festa que projeta Pernambuco para o Brasil e o mundo. Viva o frevo, viva o Galo, viva o nosso Carnaval.”, escxreveu o presidente Lula, nas suas redes sociais.

Disputa pela imagem de Lula

O prefeito João Campos recepcionou Lula no Recife e acompanhou o desfile ao lado do presidente. Encantado com a dimensão do bloco, que detém o título de maior do mundo, Lula voltou a mencionar a relevância cultural do evento.

Já a governadora Raquel Lyra iniciou a agenda do dia com revista à tropa no 16º Batalhão da Polícia Militar, em São José, antes de seguir para o Galo, onde também recebeu o presidente. A gestora acompanhou parte do desfile em camarote reservado à comitiva presidencial.

“O Galo da Madrugada é emblemático, perpetua nossa identidade cultural. Começamos o dia lançando os efetivos da Polícia Militar e Polícia Civil, que já estão nas ruas para garantir o Carnaval mais seguro da nossa história. Este ano estamos tendo a alegria de receber o presidente Lula, que tem nos ajudado e sido muito generoso com Pernambuco, em obras e ações estruturadoras, e veio aqui para ver, sentir e presenciar o melhor Carnaval do planeta”, ressaltou Raquel Lyra.

A vice-governadora Priscila Krause também participou da agenda. “Este é mais um Carnaval que o Governo de Pernambuco planeja e organiza pensando no acolhimento e segurança dos turistas e foliões. Hoje, aqui no Galo da Madrugada, temos mais de 4 mil policiais para cuidar da segurança e integridade da nossa gente, para que brinquem com muito amor e tranquilidade no coração”, observou.

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), foram empregados 4.841 postos extras de trabalho das forças de segurança apenas no Galo, com policiamento terrestre, aéreo e aquático, além de uso de reconhecimento facial, câmeras corporais, drones e aeronaves do Grupamento Tático Aéreo.

Agenda institucional e cultural

Na sexta-feira (13), Lula esteve no Complexo Industrial de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, onde participou de evento em fábrica de medicamentos. Já neste sábado, antes do desfile, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou do tradicional café da manhã do Galo, no Forte das Cinco Pontas. O ministro afirmou que Lula está “muito feliz” em participar do Carnaval 2026 no Recife e lembrou que, em 2000, antes de se eleger presidente pela primeira vez, ele esteve no desfile.

A primeira-dama Janja também circulou por outros polos do Carnaval. No Marco Zero, acompanhou apresentações musicais e apareceu vestindo camisa retrô da escola de samba Pitombeira dos Quatro Cantos, presente recebido do prefeito João Campos na sexta-feira. A peça foi utilizada pelo personagem interpretado por Wagner Moura no filme “O Agente Secreto”.

A presença simultânea de Lula ao lado de João Campos e Raquel Lyra consolidou o Galo da Madrugada como palco central de visibilidade política no início do Carnaval 2026, em um Estado onde o presidente registra desempenho eleitoral historicamente acima da média nacional.

Veja também:

Com Raquel e João, Lula defende produção nacional de medicamentos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
anúncio
anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp