A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta sexta-feira, uma ativação cultural em seis meios de hospedagem e em um centro de compras do município para divulgar a programação do Carnaval da Gente 2026. A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo e integrou as ações promovidas em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio do Festival Pernambuco Meu País.
A ação levou uma orquestra de frevo e passistas da Companhia de Dança Valdeck Farias aos cafés da manhã de hotéis, pousadas e flats da cidade. No período próximo ao almoço, a apresentação seguiu para os corredores do shopping, alcançando clientes, lojistas e funcionários.
Além das apresentações culturais, foram distribuídos panfletos com informações sobre os polos, datas e atrações do Carnaval da Gente 2026, direcionando o público para os canais oficiais da Prefeitura.
Ativação turística de Jaboatão
O prefeito Mano Medeiros afirmou que a estratégia busca integrar visitantes à programação montada no município. “Jaboatão tem uma cultura muito rica, que também é visualizada e sentida durante o Carnaval. E queremos que os turistas também possam vivenciar essa experiência de aproveitar a nossa festa, que foi planejada para quem gosta de diferentes ritmos, e sem deixar de prestigiar os nossos artistas da terra. Em Jaboatão, todos são bem-vindos”, destacou.
O gerente geral do Hotel Dan Inn, em Piedade, Antônio Almeida, avaliou a iniciativa como um estímulo ao setor. “A Prefeitura está de parabéns por essa ação que realmente venha agregar vários hotéis e, juntamente com os turistas. Eu acho que é uma ação muito importante, não só no período do Carnaval. Nós temos outros momentos, a Semana Santa e o São João, e que isso possa realmente caracterizar a força do turismo para Jaboatão. Quando os turistas chegam ao hotel, eles já estão cientes da programação que a Prefeitura nos apresenta”, declarou.
Moradora de Santos (SP), a turista Edna Castelo Branco afirmou que escolheu o município para passar o período festivo pela primeira vez. “Estamos um grupo de 12 pessoas e vamos ficar até a quarta-feira de Cinzas. Vai ser minha primeira vez no Carnaval daqui, mas sempre adorei e até fui passista num grupo da escola quando criança. Mas agora, após certa idade, dançar o frevo aqui”, afirmou.
Turismo e economia
De acordo com dados do Ministério do Turismo, o Carnaval é um dos principais períodos de movimentação da cadeia produtiva do setor, que inclui hospedagem, alimentação, transporte e comércio. Em Pernambuco, a festa concentra parte relevante do fluxo turístico do primeiro trimestre, impactando a arrecadação de ISS e a geração de empregos temporários.
O frevo, ritmo tradicional do estado reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, é um dos principais ativos culturais do período. A estratégia de levar apresentações a hotéis e centros comerciais antecipa a experiência carnavalesca para visitantes e amplia a divulgação da programação oficial.
Veja também:
Jaboatão apresenta 1º Plano Municipal de Turismo para impulsionar o setor

