O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) foi homenageado pelo Galo da Madrugada durante a subida da escultura, realizada na última quarta-feira, no Recife. O reconhecimento foi concedido pelo Instituto Leopoldo Nóbrega, responsável pela criação artística do monumento que marca a abertura do Carnaval pernambucano.
A homenagem distingue personalidades com atuação voltada ao bem-estar social, com ênfase em iniciativas relacionadas à erradicação da pobreza. O Instituto Leopoldo Nóbrega é a entidade que coordena a concepção artística da escultura do Galo, instalada anualmente na Ponte Duarte Coelho, no Centro da capital.
Veras se diz honrado
“Por toda sua grandeza e simbologia que o Galo da Madrugada tem para o carnaval de Pernambuco e do Brasil, me sinto muito honrado em ser homenageado pelos artistas que criaram a escultura, ainda mais tendo ela o coração do saudoso Dom Helder Câmara batendo no peito”, afirmou Carlos Veras.
Neste ano, a escultura do Galo da Madrugada homenageia Dom Helder Câmara com o tema “Folião Fraterno”. Arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Helder ficou conhecido pela atuação em defesa dos direitos humanos e por iniciativas de combate à pobreza durante o período da ditadura militar.
A obra foi assinada por Leopoldo Nóbrega, em parceria com Germana Xavier. Segundo os organizadores, a estrutura mantém diretrizes de sustentabilidade, com utilização de materiais reaproveitados. O figurino representa diferentes regiões de Pernambuco, do Sertão ao litoral, ao combinar referências dos gibões do cangaço com biojoias produzidas a partir de resíduos marítimos.
Veja também:

