Chico Kiko vai acionar Justiça e Conselho de Ética contra Eduardo Moura

Vereador Chico Kiko anuncia ação judicial e representação no Conselho de Ética contra Eduardo Moura após gesto ofensivo em sessão da Câmara

A que ponto chegam alguns membros da Câmara do Recife. O vereador do PSB Chico Kiko anunciou que vai acionar a Justiça e representar no Conselho de Ética da Câmara Municipal após afirmar ter sido vítima de agressão moral durante a sessão ordinária nesta terça-feira (10), no plenário da Casa José Mariano, no Recife.

Segundo o parlamentar, o episódio ocorreu quando ele se posicionou próximo ao microfone de apartes — instrumento utilizado para intervenções breves durante os discursos —, momento em que o vereador Eduardo Moura (Novo), teria colocado a mão próxima à cabeça de Chico Kiko em gesto de “chifres”.

Chico Kiko informou que, além das medidas judiciais, protocolará representação no Conselho de Ética da Câmara, instância responsável por apurar condutas que possam violar o decoro parlamentar.

Kiko destaca desrespeito

Em pronunciamento, o vereador relatou indignação com o episódio e criticou a postura do colega durante as sessões plenárias.

“Estou no meu terceiro mandato, sempre acompanhei a rotina política da Câmara de vereadores e nunca vi uma atuação tão desrespeitosa, tão desqualificada, tão rasteira como desse Eduardo. Diariamente ele senta na cadeira ao lado do microfone de apartes, para aparecer no telão e nas redes sociais, e fica gesticulando e debochando de todos os vereadores da situação, que estão fazendo apartes. É uma total falta de respeito com as vereadoras e os vereadores, com a Casa José Mariano, com o parlamento e com o todos os recifenses. Mas hoje este cara, com esse comportamento, nem merece ser chamado de parlamentar, passou dos limites. Mas do que uma ofensa a minha trajetória, ele ofendeu minha esposa, uma cidadã de 65 anos, mãe, avó, que merece respeito. Estou indignado e vou tomar todas as medidas cabíveis. Esse deboche, essa falta de respeito acaba hoje”, adiantou.

Chico Kiko que também irá representar contra Eduardo Moura no Conselho de Ética da Câmara, podendo levá-lo à perda do mandato. O Conselho de Ética pode aplicar penalidades que variam de advertência à recomendação de perda de mandato, conforme o regimento interno da Casa, após análise dos fatos e garantia de direito à defesa.

Veja também:

Em Brasília, Chico Kiko articula emendas para ruas e mercado no Recife

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
anúncio
anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp