A malha aérea internacional do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes será ampliada com a criação de uma nova rota ligando a capital pernambucana a Cabo Verde. A operação terá início em 6 de maio, com dois voos regulares semanais.
O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, após reunião com o embaixador da República de Cabo Verde no Brasil, José Pedro Máximo Chantre D’Oliveira, durante a cerimônia do Brasil Export. A nova ligação aérea será operada pela companhia Cabo Verde Airlines.
A rota internacional amplia a conectividade do Nordeste com o continente africano e insere o Recife em uma nova frente de integração aérea entre países de língua portuguesa, facilitando o fluxo de passageiros para turismo, negócios e intercâmbio cultural.
Silvio destaca malha aérea
De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a ampliação da malha aérea internacional é estratégica para o desenvolvimento regional. “Estamos trabalhando para conectar Recife cada vez mais com o mundo. Essa nova rota com Cabo Verde vai estimular o turismo, gerar oportunidades econômicas e aproximar ainda mais os povos brasileiro e cabo-verdiano”, afirmou.
A operação regular da Cabo Verde Airlines também tende a impactar a economia local, ao aumentar a circulação de turistas internacionais e fortalecer o Aeroporto dos Guararapes como hub de conexões no Nordeste. Segundo dados do setor aéreo, a ampliação de rotas internacionais contribui para o crescimento do turismo, geração de empregos indiretos e aumento do fluxo comercial.
Destino estratégico
A República de Cabo Verde é formada por um arquipélago no Oceano Atlântico e possui forte vocação turística, com destaque para o turismo cultural e de lazer. A nova conexão direta com o Recife reforça a integração entre o Brasil e a África Ocidental, ampliando o acesso a um mercado turístico em expansão e fortalecendo as relações históricas entre os dois países.
Veja também:
Silvio Costa Filho prevê 40 leilões e R$ 10 bilhões em investimentos em 2026

