Câmara de Olinda arquiva pedidos de impeachment enquanto Mirella lança Carnaval 2026

A prefeita Mirella Almeida comandou coletiva sobre as informações do Carnaval de Olinda de 2026 Foto Divulgação (2)

Olinda teve uma manhã inusitada. Enquanto a prefeita Mirella Almeida (PSD) apresentava, no Mercado Eufrásio Barbosa, as informações sobre o Carnaval de 2026, que começa em uma semana na quinta (12), a 120 metros dali, na Câmara Municipal, os vereadores apreciavam cinco pedidos de impeachment contra a gestora. Como se a situação já não estivesse bastante confusa, os professores do município, que protestavam na frente da prefeitura, decidiram ir para frente de onde ocorria a coletiva do Carnaval. No final, os números da folia foram apresentados, os vereadores arquivaram os pedidos de impeachment e os professores encerram o protesto. Tudo quase na mesma hora.

Os cinco pedidos de impeachment apresentados contra a prefeita Mirella foram rejeitados por unanimidade pelos vereadores, durante sessão realizada na Câmara Municipal. A decisão ocorreu enquanto a chefe do Executivo municipal participava a poucos metros de coletiva de imprensa sobre o Carnaval de Olinda 2026.

Na véspera da votação, o presidente da Câmara Municipal de Olinda, vereador Saulo de Holanda, já havia sinalizado que os pedidos não deveriam prosperar, ao avaliar que não apresentavam fundamentos jurídicos suficientes. Quatro das cinco solicitações foram protocoladas pelo advogado Antônio Campos, que já teve ações judiciais baseadas nos mesmos argumentos rejeitadas anteriormente pelo Judiciário.

Em nota, a prefeita Mirella Almeida comentou a decisão do Legislativo municipal. “Sempre respeito a legalidade, as instituições e o devido processo legal, mantenho minha atuação pautada pela transparência, pelo diálogo e pelo compromisso com a cidade e com a população de Olinda. Lamento profundamente que um instrumento constitucional tão relevante esteja sendo utilizado de forma politiqueira, com o objetivo de criar instabilidade e tentar transformar gestores públicos e o próprio processo democrático em reféns de disputas políticas e interesses menores”, afirmou.

Carnaval 2026 de Olinda

Durante a coletiva de imprensa, a Prefeitura de Olinda apresentou o tema, o conceito e a identidade visual do Carnaval de Olinda 2026, além do esquema especial de serviços e infraestrutura. A edição deste ano terá como tema “Tá todo mundo aqui!”, com foco na ocupação do Sítio Histórico por moradores, visitantes, blocos, troças e manifestações culturais.

A identidade visual do Carnaval 2026 foi desenvolvida pelo artista olindense Ayodê, com referências ao manguebeat. O conceito gráfico combina elementos da tradição carnavalesca local com linguagem contemporânea, buscando traduzir o carnaval como experiência coletiva e sensorial.

Na ocasião, também foi entregue o Título História Viva 2026, homenagem concedida pela prefeitura a personalidades ligadas à preservação da cultura popular do município. Foram homenageados Dona Aurinha do Coco (in memoriam) e Ernane Lopes, ambos com atuação reconhecida no Carnaval de Olinda.

A gestão municipal também anunciou os homenageados eleitos por votação popular: Eraldo Gomes, homenageado em vida, e Maestro Lessa – José Bezerra da Silva (in memoriam), escolhidos pelo público por suas trajetórias no carnaval da cidade.

A abertura oficial do Carnaval de Olinda 2026 está marcada para a quinta-feira (12), com um cortejo pelas ruas do Sítio Histórico a partir das 16h. As apresentações musicais terão início às 18h30, no Palco do Carmo.

A programação será distribuída em 11 polos espalhados pelo município, sendo oito deles com atrações musicais. Apenas na noite de abertura, das 19 atrações contratadas, 15 são de Olinda e quatro do Recife. Ao longo dos demais dias, a predominância será de artistas olindenses e pernambucanos, conforme informou a prefeitura.

Veja também:

Olinda divulga programação completa de shows do Carnaval 2026

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
anúncio
anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp