O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE) assumirá a liderança do Republicanos na Câmara dos Deputados. O parlamentar já reuniu apoio suficiente entre os integrantes da bancada para exercer a função, cuja formalização será feita pela legenda nos próximos dias.
A definição ocorreu após reunião da bancada do Republicanos, comandada por Augusto Coutinho, com o deputado federal Mendonça Filho (União-PE), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. Na sequência, o parlamentar participou de encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), para tratar da regulamentação do trabalho por aplicativos, matéria da qual é relator.
Augusto diz estar honrado
Após os encontros, o deputado federal Augusto Coutinho destacou o significado da nova função dentro da Câmara dos Deputados. “Fico feliz e honrado em liderar, nesta Casa, um dos principais partidos de nossa democracia, com perspectiva de crescimento no Congresso Nacional, nas casas legislativas estaduais e no Poder Executivo. Uma missão que iremos exercer com muita responsabilidade, no tratamento das grandes pautas da Câmara”, afirmou.
Em seu quarto mandato como deputado federal, Augusto Coutinho é autor da Lei da Adoção, norma que atualizou regras para o acolhimento e a proteção de crianças e adolescentes no país. O parlamentar também atuou como relator da Reforma Tributária e da Lei de Licitações, dois dos principais marcos legais recentes do Congresso Nacional.
Atualmente, Augusto Coutinho coordena a Bancada de Pernambuco no Congresso Nacional, função exercida de forma conjunta com o deputado federal Carlos Veras (PT-PE), articulando interesses do estado nas votações e negociações legislativas em Brasília.

