O deputado federal e presidente do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, Carlos Veras, afirmou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deve incluir o estado na agenda do Carnaval deste ano. A declaração foi feita ao comentar as articulações políticas em torno da presença presidencial na festa.
Segundo Carlos Veras, a programação oficial ainda não foi divulgada, mas há expectativa de que o presidente participe de eventos de grande concentração popular. Entre eles, está a possibilidade de presença no Galo da Madrugada, no Recife, considerado o maior bloco carnavalesco do mundo em número de foliões, segundo o Guinness World Records.
Ao apresentar a grade oficial do Carnaval, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), que declarou já ter tratado do assunto diretamente com o presidente e apresentado a ele a programação do Carnaval da capital pernambucana, incluindo a tradicional subida do Galo Gigante.
A eventual participação de Lula no Carnaval de Pernambuco ocorre em um contexto de aproximação institucional do governo federal com agendas culturais de grande impacto popular. Desde o início do atual mandato, o presidente tem priorizado presença em eventos simbólicos no Nordeste, região onde mantém índices historicamente elevados de aprovação eleitoral.
“A presença de Lula vai engrandecer e animar ainda mais o maior carnaval do mundo”, afirmou Carlos Veras.
Veja também:
Carnaval do Recife terá 50 polos e 3 mil apresentações em 2026

