Diego Cabral representa municípios em fórum com chefes de Estado no Panamá

Prefeito de Camaragibe, Diego Cabral participa do Fórum Econômico Internacional no Panamá, ao lado de chefes de Estado, debatendo crescimento e sustentabilidade

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, participa do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026, no Panamá, evento que reúne chefes de Estado, autoridades políticas e lideranças empresariais de diversos países. Convidado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), o gestor integra a programação oficial e atua como palestrante na mesa fechada “Ecossistema Subnacional: Fator de crescimento econômico e sustentabilidade para a região”.

Vice-presidente de comissão da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o prefeito foi incluído na delegação brasileira que acompanha o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A participação ocorre em um espaço restrito de debate, voltado à formulação de propostas voltadas ao desenvolvimento econômico regional.

O encontro internacional ocorre no Centro de Convenções da Cidade do Panamá e reúne representantes de mais de 15 países, com programação que inclui 50 sessões, painéis e conferências. A edição de 2026 conta com mais de 150 especialistas e líderes globais, consolidando o fórum como um dos principais ambientes de articulação política e econômica da região.

A abertura do evento conta com a participação do presidente do Panamá, José Raúl Mulino, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Também integram a programação o presidente do CAF, Sérgio Diaz-Granados, o presidente do Equador, Daniel Noboa, além do economista James Robinson, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2024. A comitiva brasileira inclui ainda o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.

O CAF é um organismo financeiro multilateral que reúne mais de 20 países e atua no financiamento de projetos estruturantes na América Latina e Caribe. Em 2024, a instituição aprovou mais de US$ 16 bilhões em operações de crédito para infraestrutura, transição energética e políticas sociais na região, segundo dados oficiais divulgados pela própria organização.

Diante do perfil dos participantes, a organização estruturou um espaço exclusivo de articulação institucional e uma plataforma digital voltada à conexão entre governos e setor privado. O objetivo é ampliar a cooperação econômica entre os países e estimular novos fluxos de investimentos.

Diego destaca importância do encontro

Durante a participação na mesa “Ecossistema Subnacional: Fator de crescimento econômico e sustentabilidade para a região”, o prefeito Diego Cabral afirmou que o espaço permite discutir soluções concretas para os desafios enfrentados por estados e municípios.

“É um orgulho imenso representar Camaragibe em um dos fóruns mundiais de desenvolvimento econômico e sustentabilidade mais importantes e de grande representatividade e relevância. Teremos a oportunidade de mostrar a todos os participantes de várias partes do mundo as conquistas da nossa cidade e do nosso povo desde 2025 e novos projetos que iremos implementar. Além disso, vamos fortalecer parcerias e atrair mais negócios para a cidade, gerando emprego, renda e melhorando a qualidade de vida de todos”, afirmou o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral.

O conceito de ecossistemas subnacionais, tema do painel, refere-se à articulação entre governos locais, iniciativa privada e instituições financeiras para acelerar investimentos em áreas como infraestrutura, inovação e sustentabilidade.

“Os ecossistemas subnacionais unem a agilidade do setor privado com o suporte regulatório dos governos, sendo essenciais para um desenvolvimento econômico sustentável. Camaragibe tem um amplo potencial turístico, ambiental e econômico, o nosso dever como gestor é promover um cenário favorável ao crescimento da cidade e melhoria da qualidade de vida de todos”, completou Diego Cabral.

Temas estratégicos em debate

A programação do fórum inclui painéis sobre estabilidade econômica da América Latina e Caribe, comércio internacional, infraestrutura logística, inovação tecnológica, produtividade, cibersegurança, transição energética, minerais estratégicos e competitividade. Também fazem parte da agenda debates sobre o legado econômico da Copa do Mundo de 2026 e os impactos do esporte no desenvolvimento regional.

Veja também:

Camaragibe: Diego Cabral assegura apoio da Caixa para pavimentar mais de 200 ruas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
anúncio
anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp