CastraPet começa a operar em Jaboatão com 40 castrações no primeiro dia

Nova unidade do CastraPet funciona no antigo Senai, em Jaboatão Centro, com atendimento agendado e meta de reduzir fila por castrações

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes inaugurou uma unidade fixa do CastraPet e realizou um mutirão de castração gratuita para cães e gatos, com 40 procedimentos feitos no primeiro dia de funcionamento do serviço. O equipamento passou a operar nas instalações do antigo SENAI, em Jaboatão Centro, com atendimento mediante agendamento prévio.

Antes do início das cirurgias, tutores participaram de uma palestra de orientação sobre guarda responsável, cuidados no pós-operatório e importância da castração para a saúde animal e para o controle populacional de cães e gatos.

Presente na inauguração, o prefeito Mano Medeiros afirmou que o CastraPet integra uma política pública permanente voltada ao bem-estar animal. “Estamos inaugurando uma unidade fixa que vai funcionar por agendamento, oferecendo castração. É um equipamento que vem para ficar e ampliar o cuidado com os animais, especialmente em uma região que concentra um grande número de pets”, declarou.

O gestor também declarou que a gestão municipal estabeleceu como meta reduzir a demanda reprimida por castrações. “Esse é um compromisso do nosso governo. Além do atendimento clínico nas UBS’s Pet, vamos chegar mais perto da população com uma unidade móvel de saúde pet, a Clínica Pet, totalmente reestruturada para oferecer mais qualidade e resolutividade no atendimento dos nossos animais”, afirmou Mano Medeiros.

A castração é um procedimento cirúrgico que impede a reprodução dos animais e é recomendada por conselhos profissionais da área veterinária como medida de saúde pública, por reduzir a incidência de doenças reprodutivas e contribuir para o controle populacional. Municípios que adotam programas contínuos de castração, como o CastraPet em Jaboatão, tendem a registrar diminuição no número de animais abandonados e na pressão sobre serviços de acolhimento.

População aprova CastraPet

Entre os tutores atendidos no primeiro dia, a moradora Mônica Albuquerque levou o cão Duque, resgatado da rua há cerca de um mês. “Eu já tenho outros animais em casa, muitos resgatados, e essa castração é muito importante. Deveria ter mais vezes, porque ajuda demais quem resgata e cuida”, disse.

Moradora de Vila Rica, Edivânia Fidelis levou o cachorro Simba para o procedimento. “Eu tentava marcar há muito tempo e não conseguia. Agora, com esse serviço mais perto e organizado, fica muito melhor para a gente”, afirmou.

A tutora Vicktoria Alves levou a cadela Melissa, de 11 meses, para a cirurgia. “A castração é fundamental para evitar doenças e também para não aumentar o número de animais abandonados. Esse serviço gratuito faz toda a diferença”, declarou.

O CastraPet passa a funcionar de forma permanente em Jaboatão dos Guararapes e integra o conjunto de políticas públicas voltadas à proteção animal no município. O atendimento será feito exclusivamente por agendamento via WhatsApp, no número (81) 9 8772-7890.

Veja também:

Jaboatão reforça gestão integrada e avança na requalificação da Orla

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
anúncio
anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp