O Governo de Pernambuco informou que a advogada Roberta Andrade Figueirôa assumirá a Diretoria Geral de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e responderá interinamente pela presidência do órgão. A nomeação ocorre após a saída da então presidente Ana Luiza Ferreira, que deixa a gestão estadual para retornar à iniciativa privada.
A mudança foi comunicada nesta quinta-feira (22). A Adepe é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e atua na formulação e execução de políticas de atração de investimentos, apoio à indústria e fortalecimento de arranjos produtivos locais — conceito que se refere à concentração de empresas de um mesmo setor em determinada região.
A saída de Ana Luiza Ferreira foi acompanhada de uma mensagem enviada aos servidores da agência. “Guiada e inspirada por duas forças da natureza, Raquel Lyra e Priscila Krause, vivi um período transformador, sempre ao lado de pessoas extraordinárias. Juntos, ajudamos a dar uma nova cara ao desenvolvimento sustentável de Pernambuco, integrando economia, meio ambiente e justiça social”, afirmou.
A governadora Raquel Lyra (PSD) agradeceu a atuação da ex-presidente e citou funções anteriores ocupadas por Ana Luiza Ferreira no governo estadual. “Desde o início do nosso governo, como secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha e em seguida como a primeira mulher presidente da Adepe, Ana Luiza teve compromisso com Pernambuco que tenho certeza que levará para seus novos projetos na iniciativa privada”, declarou.
Nova presidente da Adepe
A nova diretora geral da Adepe, Roberta Andrade Figueirôa, é advogada e possui especialização em contratos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de formação em Direito Contratual e em Direito e Mercado Imobiliário pelo Instituto Luiz Mário Moutinho. Ela passa a acumular a diretoria com a presidência interina da agência.
Veja também:

