O Governo de Pernambuco anunciou a troca no comando da Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI), com a nomeação do advogado secretário executivo de Coordenação Estratégica da Casa Civil, Yuri Coriolano, para a presidência do órgão. Ele substitui o então presidente Antônio Carlos Reinaux, conforme atos de exoneração e nomeação publicados no Diário Oficial do Estado.
A mudança ocorre após a EPTI ter sido alvo de questionamentos feitos por deputados estaduais de oposição, que passaram a cobrar explicações públicas sobre a atuação fiscalizatória do órgão no sistema de transporte intermunicipal.
Reportagem do portal Metrópoles revelou que a empresa de ônibus Logo Caruaruense, pertencente ao pai da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o ex-governador João Lyra Neto, operava de forma irregular desde 2023, com veículos sem vistorias técnicas obrigatórias há pelo menos três anos (última em 2022), frota com idade média de 14,5 anos (ultrapassando o limite de 10 anos previsto no Decreto 40.559/2014) e atraso no pagamento da Taxa de Certificado de Registro Cadastral (CRC), conforme documentos da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), responsável pela fiscalização. Diante da denúncia, a oposição começou a cobrar respostas do governo.
Trajetória profissional de Yuri
Yuri Coriolano integra a estrutura do Governo de Pernambuco desde outubro de 2023, quando assumiu o cargo de secretário executivo de Coordenação Estratégica da Secretaria da Casa Civil. É bacharel em Direito e possui pós-graduação em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Direito Eleitoral pela Escola Superior de Advocacia da OAB-PE em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
Antes da Casa Civil, atuou como diretor-geral de Assuntos Jurídicos da Secretaria de Saúde de Pernambuco, com atribuições ligadas à análise de processos administrativos, contratos e convênios. A nomeação para a presidência da EPTI ocorre em meio ao debate político sobre o papel do órgão na fiscalização do transporte intermunicipal.
Veja também:
Empresa ligada à família Lyra, a Logo Caruaruense entrega linhas e encerra atividades

