O Governo de Pernambuco concluiu a entrega de 40 ambulâncias de suporte avançado (UTI Móvel) para a rede estadual de saúde e iniciou a formação da última turma de oficiais da Polícia Militar oriunda do concurso de 2023, em duas agendas realizadas nesta segunda-feira (19), no Recife. As ações integram a estratégia da gestão estadual de ampliar a capacidade operacional dos serviços públicos essenciais.
No Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra entregou nove novas ambulâncias do tipo UTI de suporte avançado, finalizando o conjunto de 40 unidades contratadas para hospitais da rede estadual. Com essa entrega, o número total de ambulâncias disponibilizadas na atual gestão chega a 73 veículos, entre unidades de suporte básico e suporte avançado.
Segundo dados do governo estadual, as ambulâncias são utilizadas em deslocamentos internos, transferências inter-hospitalares, remoções assistidas e transporte para exames externos, com impacto direto na redução de riscos clínicos e na logística do atendimento de urgência.
“As ambulâncias garantem à nossa população mais segurança na preservação das suas vidas, além das nossas equipes poderem trabalhar com todos os equipamentos necessários para prestar o devido socorro. Essa entrega faz parte de um conjunto de investimentos que é o maior da história em nossa saúde pública. Não iremos parar até assegurar que através dos nossos investimentos, a nossa população que utiliza o SUS tenha a melhor estrutura para ser atendida”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
As nove unidades de UTI móveis entregues foram destinadas ao Hospital Geral de Areias, Hospital Ulysses Pernambucano, Hospital Jaboatão Prazeres, Hospital Dom Helder Câmara, Hospital Dom Malan, Hospital do Sertão Eduardo Campos, Hospital Miguel Arraes, Hospital Mestre Vitalino e Hospital Regional Fernando Bezerra.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, informou que a distribuição contemplou unidades da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão. “As entregas vão para as unidades da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão para garantir, de uma ponta a outra do nosso Estado, um atendimento de qualidade. São ambulâncias de alta complexidade, onde transportamos pacientes graves. É muito importante que se possa fazer essa transferência com toda a segurança possível”, disse.



UTIs móveis nos municípios
A diretora-geral do Hospital Geral de Areias, Natália Costa, declarou que “nosso hospital é referência em urgência e emergência. Com o novo veículo, passamos a ter condições de realizar o transporte dos nossos pacientes e servidores de maneira segura e eficaz”. Já o condutor Flávio Portho, do Hospital do Sertão Governador Eduardo Campos, afirmou que “como profissional de saúde, a ambulância vai ajudar muito”.
Também presente na solenidade, o deputado estadual Izaías Régis declarou que “a cidade de Garanhuns, por exemplo, recebeu três UTI Móveis da atual gestão. Vemos um Governo sério e competente, trabalhando em prol do povo”. A deputada estadual e líder do governo na Alepe, Socorro Pimentel, afirmou que as novas ambulâncias “representam dignidade e respeito para cada pernambucano, além de garantir segurança tanto aos pacientes quanto aos profissionais de saúde”.
Formação policial
Antes da cerimônia de entrega das UTIs móveis, a governadora Raquel Lyra comandou a aula inaugural da terceira turma do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco, com 189 alunos, sendo 155 homens e 34 mulheres. A formação tem duração de 12 meses e carga horária total de 1.886 horas-aula. Ao final do curso, os participantes assumirão o posto de segundo tenente, com ingresso previsto para dezembro.
De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social, esta é a última turma formada a partir do concurso de 2023. Até o segundo semestre, o Estado deverá alcançar a marca de sete mil novos profissionais incorporados às forças de segurança, sendo que 3.183 já estão em atividade, entre eles 2.299 soldados da Polícia Militar.
“Hoje demos início ao curso de formação da terceira turma de oficiais do nosso concurso público. São 189 novos oficiais da polícia militar que, daqui a alguns meses, vão poder ser empossados e assumir a liderança da segurança pública de Pernambuco. A gente tem feito um investimento na segurança pública através do Juntos pela Segurança de R$ 2,3 bilhões, e fazia muito tempo que não se tinha um investimento desta natureza”, declarou a governadora.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que “tivemos hoje a aula inaugural da última turma do Curso de Formação para Oficiais, fechando aquele compromisso de sete mil novos servidores na segurança pública de Pernambuco. Essa turma irá se formar até dezembro. Tudo isso somado a um investimento maciço, com armamento e com equipamento de proteção individual, nunca feito antes”.





Frota ampliada
Dados da pasta apontam que a frota locada foi renovada integralmente e ampliada em 24,09%, passando de 2.420 para 3.003 viaturas. Também foram distribuídos mais de 18 mil coletes balísticos e mais de 24 mil pistolas. Em novembro do ano passado, o governo estadual entregou equipamentos que totalizaram R$ 73 milhões, incluindo viaturas, armamentos e um helicóptero.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres, afirmou que “esses alunos fazem parte de um pacote de três turmas do Curso de Formação de Oficiais, e assim, estamos formando os líderes dos próximos 35 anos, que comandarão a tropa no terreno”.
A aluna do curso, Taynã Ramalho, declarou que “ascender no cargo de oficial é uma realização pessoal, sobretudo de saber que posso contribuir com a sociedade, fazer parte de uma corporação que eu me orgulho muito. Eu espero estar pronta para gerir a minha tropa de forma eficiente para prestar um bom serviço à sociedade”. Já John Félix dos Santos afirmou que “a partir do momento que eu ingressei como soldado, isso se tornou um objetivo a ser alcançado. Eu e os demais, temos a missão de liderar e fazer com que a segurança pública seja ainda mais efetiva”.
Veja também:
Raquel entrega UTIs neonatais requalificadas no Barão de Lucena

