A abertura da etapa do Festival Pernambuco Meu País de Verão em São José da Coroa Grande registrou ocupação hoteleira superior a 95% e aumento do fluxo turístico na cidade e em municípios do entorno, segundo dados consolidados pela Empresa de Turismo de Pernambuco. A programação começou nesta sexta-feira (16), com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e segue até o domingo.
O evento já passou por Camaragibe, Recife e Jaboatão dos Guararapes e, no Litoral Sul, concentrou as atividades na Praça Constantino Gomes, no centro do município. A taxa de ocupação informada pela Empetur chegou a 95,75%, com impacto também em bares, restaurantes e serviços turísticos da região.
A governadora Raquel Lyra acompanhou a abertura e cumprimentou o público presente. “A gente vê o Litoral Sul em festa. O festival movimenta a cidade, com quase 100% da rede hoteleira ocupada, gerando emprego e renda na região. São grandes investimentos realizados pelo Governo de Pernambuco. As estradas que chegam até aqui garantem mais segurança, mais tranquilidade e mais conforto para as pessoas circularem. Tudo isso gera oportunidades e leva alegria ao coração das pessoas. A rede hoteleira está lotada, os bares e restaurantes cheios”, afirmou.
Próximos destinos do Festival
A noite de abertura contou com apresentações do Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos, Ed Carlos, Nena Queiroga, O Grande Encontro com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, José Augusto e, nos intervalos, DJ Bode.
Após a etapa em São José da Coroa Grande, o festival segue para o Litoral Norte, com programação na Ilha de Itamaracá entre 30 de janeiro e 11 de fevereiro.
O presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco, Eduardo Loyo, relacionou o desempenho do festival à movimentação econômica local. “A cidade está com 95,75% de ocupação hoteleira, o que acaba movimentando também todas as cidades vizinhas. É o Governo de Pernambuco trabalhando de norte a sul, de leste a oeste, levando muita alegria ao povo pernambucano”, disse.
O prefeito de São José da Coroa Grande, Barbosa de Andrade, destacou o alcance do evento para além do entretenimento. “Um evento desse porte tem uma dimensão muito grande, porque não movimenta apenas o entretenimento, mas também a economia. Tudo isso nos deixa muito feliz, porque o maior objetivo é servir à população”, declarou.
Na edição de inverno do festival, realizada entre julho e setembro de 2025, o impacto econômico informado foi superior a R$ 200 milhões, distribuídos entre os municípios de Salgueiro, Triunfo, Buíque, Bezerros, Taquaritinga do Norte, Pesqueira, Gravatá, Arcoverde, Riacho das Almas e Caruaru.
A agenda contou com a participação do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, do secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, dos deputados estaduais Joãozinho Tenório e France Hacker, dos prefeitos de Camaragibe, Diego Cabral; de Olinda, Mirella Almeida; de Palmares, Júnior de Beto; e de Jaqueira, Ridete Pellegrino, além da presidente da Fundarpe, Renata Borba, vereadores e lideranças locais.
Foto: Miva Filho/Secom
Veja também:

