A capacitação em Inteligência Artificial (IA) para secretários municipais e gestores da administração do Ipojuca foi realizada nesta semana como parte das ações coordenadas pelo prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, com foco na modernização da gestão pública e no suporte técnico à tomada de decisões administrativas.
A formação teve como objetivo ampliar o uso de ferramentas tecnológicas no planejamento e na execução de políticas públicas, com impacto direto sobre a organização dos fluxos internos da Prefeitura e a prestação de serviços à população.
Segundo a equipe técnica responsável pela atividade, a proposta foi apresentar aplicações práticas da tecnologia no cotidiano da administração, incluindo organização de informações, análise de dados administrativos e apoio na definição de prioridades da gestão.
A Inteligência Artificial é um conjunto de sistemas computacionais capazes de identificar padrões, organizar grandes volumes de dados e gerar recomendações a partir dessas informações, recurso que vem sendo incorporado gradualmente por órgãos públicos em diferentes esferas.
Fortalecimento digital em Ipojuca
O prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, afirmou que a capacitação está inserida na estratégia de fortalecimento da gestão municipal. “A gestão pública é complexa e exige uma dedicação de corpo e alma. Se não nos entregarmos totalmente, não alcançamos nossos objetivos. Este curso, focado em inteligência artificial, foi um passo determinante para o futuro de Ipojuca, nos proporcionando mais sabedoria, inteligência e o conteúdo necessário para transformar o município. Saímos daqui com muito mais qualificação para fazer por aqueles que esperam muito da gente: a nossa população”, destacou Santana.
O uso de ferramentas digitais na administração pública integra uma agenda mais ampla de transformação digital adotada por municípios brasileiros, em linha com a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial, lançada pelo Governo Federal em 2021, que incentiva a adoção responsável da tecnologia no setor público.
Com mais de 5.500 municípios no país, a digitalização de processos administrativos tem sido apontada por órgãos de controle e planejamento, como tribunais de contas e secretarias de gestão, como instrumento para ampliar rastreabilidade de dados, reduzir retrabalho e melhorar o controle de despesas.
A capacitação passa a integrar o conjunto de ações adotadas pela Prefeitura do Ipojuca voltadas à inovação administrativa, à modernização da máquina pública e ao uso de recursos tecnológicos na estrutura de gestão municipal.
Veja também:
Carlos Santana lança plano de transformação digital em Ipojuca

