A orla de Boa Viagem passou a concentrar uma programação diária de esporte, cultura e lazer com a realização do Recife Pé na Areia, iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. O evento acontece nas imediações do Pina, no início da Avenida Boa Viagem, e segue até o dia 25 de janeiro, com acesso gratuito.
Durante visita ao espaço nesta sexta-feira (9), o prefeito do Recife, João Campos, afirmou que a estrutura foi pensada para uso livre da população, sem necessidade de inscrição prévia, ampliando as opções de lazer no período de verão. A arena funciona como um equipamento temporário de uso público, voltado tanto para moradores quanto para turistas.
“O Recife Pé na Areia é uma arena de verão gratuita e democrática montada pela Prefeitura no Pina. O espaço reúne esporte, cultura e lazer, com atividades como beach tênis, vôlei, futebol, funcional, yoga e apresentações culturais. É uma novidade aberta para moradores e turistas aproveitarem o verão do Recife – tudo de forma gratuita”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos.
Ao longo de três semanas, a programação soma mais de 170 horas de atividades, com funcionamento diário e horários ampliados aos fins de semana. A Prefeitura informa que o projeto foi estruturado para integrar, de forma permanente, o calendário oficial de eventos da cidade, reforçando o uso da orla como espaço público.
Estrutura e órgãos envolvidos
A realização do Recife Pé na Areia envolve atuação integrada do Centro de Operações do Recife (COP), Guarda Municipal e Compaz, além das Secretarias de Turismo e Lazer, Esportes, Saúde, Educação, Direitos Humanos e Juventude, Controle Urbano, Fundação de Cultura e Secretaria de Governo.
O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Thiago Angelus, destacou que a iniciativa busca estimular a ocupação organizada da orla durante a alta estação. “A proposta do Recife Pé na Areia é reforçar a orla como um espaço democrático, de encontro e de vivência para todos. É um evento pensado para quem mora na cidade e para quem nos visita, valorizando o verão, o lazer e a ocupação qualificada dos espaços públicos, com potencial para se firmar no calendário de eventos do Recife”, afirmou.
Programação esportiva e cultural
As atividades esportivas acontecem diariamente, das 7h às 19h, com modalidades como vôlei de praia, futevôlei, beach tênis, frescobol, altinha, slackline, parede de escalada, funcional na areia, yoga, alongamento e aulões de frevo. Em alguns dias, os horários são estendidos até a noite.
O secretário de Esportes do Recife, Eriberto Filho, afirmou que a proposta incentiva a prática regular de atividades físicas em espaços públicos. “Estamos muito animados com a realização do Recife Pé na Areia, uma iniciativa da Prefeitura do Recife que vai movimentar a cidade durante todo o verão. A Secretaria de Esportes vai ocupar a praia com ativações esportivas, incentivando a prática de atividades físicas e promovendo ainda mais esporte, cidadania, saúde e qualidade de vida para a nossa gente”, disse.
A programação cultural ocorre no período da tarde e início da noite, com cinema na areia, apresentações de teatro e circo, atrações musicais e shows ao vivo. Há também um espaço permanente voltado ao público infantil, com atividades recreativas diárias.
No primeiro fim de semana, no sábado (10), a partir das 13h, estão previstos shows de Raphaela Santos, Michele Andrade e Cíntia Barros. No domingo (11), a partir das 16h, ocorre um lual com Kid Camaleão. No sábado seguinte (17), das 13h às 16h, se apresentam Clara Sobral e Sheldon, e no domingo (18), a partir das 16h, o lual será com a Orquestra de Bolso. O encerramento acontece no domingo (25), a partir das 16h, com lual da banda Dunas do Barato.
Recife oferece serviços
A Secretaria de Saúde do Recife participa do evento com ações de promoção e prevenção, das 7h às 19h, incluindo orientações de saúde bucal, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), distribuição de preservativos, vacinação, aferição de pressão arterial, práticas integrativas, hidratação e primeiros socorros. A Vigilância Sanitária atua junto aos quiosques da praia com ações educativas.
As equipes da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife realizam ações voltadas à proteção de crianças, pessoas idosas, jovens e pessoas com deficiência. Crianças recebem pulseiras de identificação com QR Code contendo dados de contato e informações de saúde dos responsáveis, sistema já utilizado em eventos de grande porte na cidade.
No dia 15 de janeiro, ocorre uma aula-espetáculo com grupo de afoxé, das 15h às 17h. Nos dias 16 e 22, o evento recebe estandes voltados à população com mais de 60 anos, com atividades físicas, massagens, ventosaterapia e exposição de artesanato. No dia 18, das 14h às 16h, está prevista uma partida de vôlei sentado, reunindo pessoas com e sem deficiência. No dia 24, será realizado o Luau da Juventude.
Funcionamento
De segunda a quinta-feira, o espaço funciona das 7h às 10h e das 14h às 19h. Às sextas-feiras, das 7h às 10h e das 14h às 21h, com cinema na areia das 18h às 20h. Aos sábados, das 7h às 21h, com shows ao vivo das 18h às 22h. Aos domingos, das 7h às 19h.
Serviço:
Recife Pé na Areia
Local: Orla de Boa Viagem – Recife
Período: 9 a 25 de janeiro
Veja também:
Virada Recife 2026 reúne 360 mil pessoas no segundo dia no Pina

