O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), assumiu interinamente a presidência da Casa e instalou uma sessão extraordinária, sem deliberação de projetos, em razão da ausência de pareceres técnicos da Procuradoria Geral do Legislativo. A presidência interina se estende até o dia 22 de janeiro.
A transmissão temporária do comando ocorreu após o deputado estadual e presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), se afastar das atividades por motivo de viagem. Durante o período, Rodrigo Farias passa a responder pela condução administrativa e política do Poder Legislativo estadual.
Farias instala sessão
No primeiro ato à frente da presidência, o deputado Rodrigo Farias instalou sessão extraordinária convocada previamente, mas não houve votação de matérias. Os projetos encaminhados pelo Poder Executivo ainda se encontram em análise na Procuradoria Geral da Alepe, órgão responsável por avaliar a constitucionalidade e a legalidade das proposições antes da apreciação em plenário.
“É uma honra presidir, mesmo que interinamente, a Assembleia Legislativa. Durante esse período, seguirei a linha do presidente Álvaro Porto, baseada no diálogo e na escuta. Nesta primeira sessão como presidente interino, seguimos os ritos legais e aguardamos o parecer da Procuradoria da Casa para dar seguimento ao trâmite dos projetos”, disse Farias.
A instalação da sessão extraordinária integra o calendário legislativo do período de recesso parlamentar, mecanismo previsto no regimento interno da Alepe para apreciação de matérias consideradas urgentes pelo Executivo, desde que cumpridas todas as etapas regimentais e técnicas.
Transmissão do cargo
Na transmissão do comando da Casa, o presidente da Alepe, deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), destacou a confiança na condução dos trabalhos pelo vice-presidente durante sua ausência.
“Rodrigo é um deputado equilibrado e tem o respeito de todos os colegas. Tenho plena confiança de que a Alepe seguirá funcionando com harmonia e responsabilidade”, afirmou o presidente.
Rodrigo Farias exerce o cargo de vice-presidente da Alepe na atual Mesa Diretora e integra a base de articulação institucional da Casa, participando das decisões administrativas e do diálogo entre bancadas e poderes.
Veja também:
Socorro Pimentel critica rito e ameaça nova judicialização na Alepe


