A poucos dias do encerramento de 2025, a prefeita de Olinda, prefeita Mirella Almeida (PSD), apresentou nesta segunda-feira (29) um balanço das principais ações executadas no primeiro ano de administração. O levantamento reúne dados das áreas de segurança, educação, saúde, infraestrutura urbana, funcionalismo público e transparência administrativa, além de projeções para 2026.
A gestão municipal informou que foram instaladas 48 câmeras de videomonitoramento com funcionamento 24 horas no Sítio Histórico, além da entrega de nove viaturas e quatro drones para a Guarda Municipal. O efetivo foi reforçado com 45 agentes aprovados em concurso público, totalizando 159 profissionais em atuação.
O município também obteve autorização da Polícia Federal para o uso de armamento pela Guarda Municipal, ampliando o escopo operacional. Segundo dados da Prefeitura, as ações de patrulhamento resultaram em redução superior a 30% nos crimes contra o patrimônio, com atuação das Patrulhas Escolar e Maria da Penha.
Contratações na Educação
Na rede municipal de ensino, foram convocados cerca de 650 professores e contratados 600 auxiliares educacionais. De acordo com os indicadores apresentados, Olinda alcançou 62,29% de alunos alfabetizados no 2º ano, índice acima das médias estadual e nacional.
O município também registrou 100% de participação dos estudantes dos 2º, 5º e 9º anos nas avaliações do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe), instrumento utilizado para medir o desempenho escolar da rede pública.
Na Saúde, nova sede do Samu
Na área da saúde, a Prefeitura incorporou quatro novas ambulâncias ao serviço de urgência e transferiu a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), medida que, segundo a gestão, facilitou a logística das operações de socorro.
Ao longo de 2025, foram convocados mais de 900 servidores públicos, distribuídos entre as áreas de saúde, educação, patrimônio, obras e segurança.
Obras de contenção e pavimentação
Entre as intervenções de infraestrutura, o município concluiu quase 580 metros de contenção de encosta na 5ª Travessa da Bica, em Sapucaia. Também foram requalificadas as Praças Duque de Caxias, no Centro Histórico, e Cornélio Padilha, em Bairro Novo.
A Prefeitura executou obras de pavimentação nos bairros de Amaro Branco, Jardim Atlântico, Bairro Novo, Peixinhos, Rio Doce e Casa Caiada, ampliando a malha viária urbana.
No campo administrativo, Olinda conquistou o Selo Prata no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), com 82,5% de desempenho na avaliação realizada em 2025. A análise, conduzida pelos Tribunais de Contas, considera critérios como clareza das informações, publicidade dos atos e acesso aos dados nos Portais da Transparência.
Projeções para 2026
Para 2026, a prefeita Mirella Almeida projeta a entrega do Mercado dos Frios, em Peixinhos, do Parque de Jardim Fragoso, da requalificação da Praça da Caixa D’Água, também em Peixinhos, além da construção de 200 unidades habitacionais nos bairros de Sapucaia e Aguazinha.
Estão previstas ainda a aceleração das obras de alargamento do Canal Lava-Tripa, que atravessa Sapucaia, Aguazinha, Águas Compridas e parte de Peixinhos, e a requalificação da Orla de Olinda.
Parcerias com o Estado concentram grandes obras estruturantes
Em parceria com o Governo de Pernambuco, o município acompanha serviços como a requalificação da Avenida Pedro Álvares Cabral, da PE-15, da II Perimetral e da Estrada da Mirueira, além da construção de uma creche em Rio Doce.
Também estão previstos o início do alargamento da Ponte Preta, o avanço das obras do Canal do Fragoso, reformas no Espaço Ciência e no Memorial Arcoverde, além de intervenções no Museu de Arte Contemporânea (MAC), no Mosteiro de São Bento e na Igreja de São Pedro.
Mirella destaca conquistas
“2025 teve muitos desafios e várias conquistas. Houve ruas pavimentadas, obra de contenção no morro, ambulâncias e viaturas novas, mais servidores concursados. Foi tempo de arrumar a casa, sem deixar de fazer entregas. E se Deus quiser, 2026 vai ser um ano com muito mais conquistas. A dedicação com seriedade e a esperança de que 2026 seja muito melhor. Isso é o que vai mover a gente diariamente em cada trabalho por Olinda”, afirmou Mirella Almeida.
Veja também:
Mirella visita obras de habitacional em Olinda que terá 200 unidades

