A poucos dias do encerramento de 2025, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, entregou a nova unidade do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Recanto dos Guararapes, em Piedade, ampliando a estrutura de atendimento da rede municipal de saúde mental. O equipamento, localizado na Avenida Ayrton Senna, passou por requalificação completa e atende pessoas que necessitam de assistência psicossocial relacionada ao uso de álcool e outras substâncias psicoativas.
De acordo com dados administrativos do serviço, cerca de 250 usuários são acompanhados regularmente pelo CAPS AD. Somente em 2025, mais de 1.300 pessoas passaram pela unidade, número que a gestão municipal projeta ampliar em 2026 com a nova estrutura física e a reorganização do fluxo de atendimento.
Estrutura requalificada
A unidade foi entregue com ambientes adaptados para atendimentos individuais e coletivos, incluindo salas de terapia, setor de atendimento farmacêutico, refeitório, consultórios clínicos e psicológicos, espaço para assistência social e área administrativa. O equipamento conta ainda com equipe multiprofissional, responsável pelo acompanhamento contínuo dos usuários, além da oferta de refeições durante o período de permanência no serviço.
O CAPS AD também mantém um núcleo assistencial integrado, voltado ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e em processo de reabilitação, fortalecendo a articulação entre saúde e assistência social no município.
Mano destaca cuidado com a população
Durante a entrega, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, destacou a função do CAPS AD no atendimento à população em situação de dependência química.
“Hoje, entregamos um aparelho que vai muito além de um espaço físico. Estamos oferecendo um ambiente mais amplo e estruturado, com o objetivo de salvar vidas. Todo cidadão é digno de um novo recomeço, e o compromisso com Jaboatão é ampliar, cada vez mais, serviços que acolham, cuidem e abracem o jaboatonense”, afirmou.
A vice-prefeita do município, Irmã Batate, também participou da cerimônia e ressaltou o impacto social do equipamento.
“É um momento de muita alegria entregar mais um equipamento que vai cuidar do povo de Jaboatão. Com a graça de Deus, este espaço chega para resgatar vidas e oferecer aos usuários uma nova oportunidade de construir outras perspectivas, com dignidade e chance de recomeçar”, declarou.
Usuário do serviço há seis meses, Erick Amaro da Silva, de 47 anos, morador do bairro de Cajueiro Seco, relatou a importância do acompanhamento recebido no CAPS AD.
“A minha realidade hoje é outra. Desde o primeiro dia fui bem acolhido pelos profissionais. Nunca faltou ajuda. Hoje, graças a Deus e ao trabalho da Prefeitura do Jaboatão, consegui me livrar do vício do alcoolismo”, contou.
Rede psicossocial é fortalecida em Jaboatão
Para a secretária de Saúde de Jaboatão, Zelma Pessôa, a entrega da nova unidade reforça a estrutura da rede de atenção psicossocial do município.
“Estamos celebrando a entrega de um espaço moderno, amplo e preparado para oferecer diversos serviços em um só lugar. Nossa equipe está qualificada para acolher com atenção e cuidado as pessoas que buscam esse tipo de apoio. Trabalhamos de forma integrada para garantir ações que assistam e contribuam para a recuperação e a reinserção social da população em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
O CAPS AD Recanto dos Guararapes funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimento por demanda espontânea, modelo que permite que o cidadão procure diretamente a unidade para acolhimento inicial e orientação.
Veja também:

