A governadora Raquel Lyra (PSD) acompanhou, nesta sexta-feira (26), os atendimentos da Carreta da Mulher Pernambucana, instalada no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife. A unidade móvel integra o programa Cuida PE Mulher e realiza exames voltados à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Os atendimentos no local ocorrem nesta sexta-feira (26) e seguem na segunda-feira (29) e terça-feira (30), ampliando o acesso das moradoras da comunidade a serviços especializados de saúde feminina. A visita contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause e do vereador do Recife Rubem Rodrigues.
Durante a passagem pela unidade, a governadora destacou o papel da ação itinerante na ampliação do atendimento preventivo. “A Carreta da Mulher vem para preencher um vazio de atendimento para mulheres que precisam fazer exames preventivos como mamografia digital e do câncer de colo de útero. Aqui, temos diversos atendimentos e uma equipe técnica preparada para fazer o acolhimento dessas mulheres. Nada é mais importante do que poder cuidar de quem cuida, e quando a gente consegue detectar precocemente alguns tipos de câncer, conseguimos salvar vidas e garantir que mulheres na faixa dos 35 anos possam ter uma vida normal depois da cura”, afirmou Raquel Lyra.
Alcance do programa Cuida PE Mulher
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou a abrangência da política pública em todo o Estado. “Já são mais de 59 mil atendimentos realizados dentro do programa Cuida PE Mulher, um governo de mulheres cuidando de mulheres. Além desta unidade, temos outras três carretas circulando pelo Estado, com o objetivo de cobrir Pernambuco inteiro e revisitar os municípios, sem deixar ninguém para trás”, declarou.
Carreta da Mulher em 97 município
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, as Carretas da Mulher já passaram por 97 municípios pernambucanos, totalizando mais de 59 mil atendimentos, entre eles mais de 31 mil mamografias, 11 mil ultrassonografias de mama e mais de 11 mil consultas ginecológicas. O serviço inclui ainda teleconsultas com mastologistas, exames de colposcopia e biópsias, compondo uma linha de cuidado para investigação e acompanhamento de casos suspeitos.
Atendimento próximo da comunidade
Moradora de Nova Descoberta, Renata Lira aproveitou a presença da unidade móvel para realizar o exame. “Vim fazer minha mamografia, que o Governo do Estado ajudou disponibilizando aqui. Quanto antes a gente descobre o diagnóstico, melhor fica”, relatou.
A secretária estadual da Mulher, Juliana Gouveia, explicou que a estratégia busca reduzir barreiras de acesso. “Muitas mulheres não conseguem chegar aos hospitais, fazer os exames necessários para cuidar de si, porque elas estão cuidando de outras pessoas e muitas vezes se colocam em segundo plano. Então, quando a Carreta chega até as comunidades, atende uma demanda que muitas vezes é resolvida no próprio local. A Carreta traz agilidade e diminui as distâncias”, frisou.
A também moradora Lúcia Arcelino avaliou que a iniciativa facilita a realização de exames. “É uma facilidade, porque, pelo posto de saúde, a gente tem que esperar, a demanda é muito grande e muitas vezes nem sai o exame”, acrescentou.
Serviços e ações integradas
Para acessar os atendimentos, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência.
No mesmo local, a comunidade contou ainda com um mutirão da Secretaria de Defesa Social (SDS) para a emissão gratuita da nova Carteira Nacional de Identidade.
A agenda institucional reuniu o deputado estadual João de Nadegi, os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), o secretário executivo da Casa Civil, Igor Cadena, e o diretor-presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), João Baltar Freire, além do vereador do Recife Rubem Rodrigues.
Veja também:
Carretas da Mulher começam a circular com 175 mil atendimentos por ano

