No final de outubro, quando a governadora Raquel Lyra retornou da China, o secretário de Planejamento, Fabrício Marques, afirmou que o mês de novembro seria intenso de entregas e anúncios no Governo. Novembro realmente outra dinâmica, mas o cenário traçado pelo secretário se encaixa na movimentação desta semana. Da segunda até esta sexta-feira (12), Raquel acelerou agendas, com duas e até quatro no mesmo dia, numa semana que acabará com o início de uma das principais obras do seu governo, o início das obras do Arco Metropolitano.
Na segunda, ela foi ao Morro da Conceição, na primeira celebração da padroeira informal do Recife com o santuário finalizado, após o desabamento em agosto de 2024. Saiu de lá foi para Caruaru, para a entrega de um conjunto de ações, entre elas do Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar e pavimentação de ruas.
Já na terça, deu entrevistas de balanço de gestão à imprensa, onde confirmou, entre outras coisas, que é pré-candidata à reeleição. “Agora, eu não vou perder o foco do que é o governo, sob pena de a gente perder tempo e oportunidades. Quando se coloca o voto em vez de entrega, o debate fica mais raso”, colocou na entrevista com órgãos de mídias digitais.
Na quarta-feira, fez uma maratona de eventos, que começou sob o sol escaldante do Recife, ao entregar para as prefeituras carros para serem utilizados no combate à violência contra a mulher. Nas contas do Governo, mais de 100 prefeitos estavam presentes. À tarde, fez entregas ao IPA e seguiu para Gravatá, onde participou da abertura da 4ª Teia Estadual dos Pontos de Cultura, em Gravatá, no Agreste Central. Fechou o dia quase sem voz, diante de tantos e longos discursos, na confraternização de fim do ano com a imprensa.
Nesta quinta, mais dois eventos: a assinatura de convênios para Casas da Juventude e a posse do novo presidente do TRE-PE, desembargador Fernando Cerqueira.
Raquel e o Arco Metropolitano
Mas o grande destaque da semana ficará para o início da obra do trecho Sul do Arco Metropolitano, obra que há anos é esperada e que permeia os discursos dos candidatos a cada eleição. Com a presença anunciada do ministro dos Transportes, Renan Filho e, segundo membros do Palácio, mais de cem prefeitos, governistas veem na obra um dos principais pontos da campanha à reeleição de Raquel. Que começou a se movimentar mais fortemente, na semana em que confirma que é pré-candidata.
Veja também:

