alvaro raquel

Na eleição de 2022, o então deputado Álvaro Porto fez uma aposta de certa forma arriscada, para quem quase ficava fora da Assembleia Legislativa de Pernambucano quatro anos antes, em 2018. Decidiu mergulhar de cabeça na campanha da candidata do PSDB ao Governo do Estado, Raquel Lyra. Foi o único deputado estadual de mandato a apoiar a ex-prefeita de Caruaru.

A celebração da vitória não durou muito. Como aliado de primeira hora, julgava que teria carta-branca para construir a candidatura à presidência da Alepe. Mas o apoio não veio. Raquel Lyra defendia o nome de Antônio Moraes. O resto da história é pública. Uma sequência de atritos, que colocaram em lados opostos Executivo e Legislativo, com um poço de mágoas no meio.

Sem nunca esconder o lado na sua trajetória política, Álvaro Porto faz uma nova aposta para 2026, desta vez no campo de oposição a Raquel Lyra. Tem sido o grande articulador do prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo, João Campos, abrindo as portas do Agreste para ele. Tem feito um trabalho similar ao de 2022, mas mais encorpado. Os três anos como presidente da Alepe ampliaram o seu potencial de articulação.

Álvaro e o afastamento de Raquel   

Nesta segunda-feira (8), ao participar da confraternização do 1º secretário Francismar Pontes, Álvaro colocou na conta da governadora Raquel Lyra a separação de ambos. “Tenho que justificar ao povo de Pernambuco por não estar mais acompanhando a governadora. Não fui eu que me afastei. Ela que se afastou não só de mim, mas de todo o grupo que a apoiou desde o começo. Ela se afastou dos pernambucanos. Venho pedindo desculpa aos pernambucanos por ter cometido esse erro”, declarou.

A algumas sessões do fim do ano, a Alepe acumula projetos, entre eles a Lei Orçamentária, e sessões esvaziadas, principalmente pela base governista. O desafio é encontrar entre as muitas divergências que só crescem alguma convergência para avançar com as propostas. Até porque, se o processo eleitoral já está startado há algum tempo, 2026 será curto e acelerado, sem muito espaço para diálogo.   

Veja também:

Álvaro Porto acusa falhas na segurança e critica gestão Raquel Lyra

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp