Alepe reúne 37 deputados em almoço com TJPE e reforça clima de harmonia

Encontro reuniu 37 deputados da Alepe e as cúpulas atual e futura do Tribunal de Justiça, reforçando a interlocução institucional entre os Poderes.

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, promoveu nesta terça-feira (9) um almoço com os presidentes atual e eleito do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto e Francisco Bandeira de Mello. A articulação, que reuniu 37 parlamentares — incluindo dois licenciados —, consolidou o ambiente de cooperação institucional entre os dois Poderes. O encontro ocorreu em um momento em que Legislativo e Judiciário discutem pautas estruturais para o funcionamento do Estado, como orçamento, modernização administrativa e tramitação de projetos de interesse mútuo.

Realizado no espaço de convivência conhecido como Buraco Frio, o almoço reuniu deputados de todas as regiões e espectros partidários, entre governistas, oposicionistas e independentes. A presença plural foi tratada por integrantes da Mesa Diretora como sinal de estabilidade política na relação com o TJPE, responsável por gerir um orçamento anual superior a R$ 2,5 bilhões, segundo dados oficiais mais recentes do Estado.

Alepe destaca diálogo

Durante a recepção, Álvaro Porto afirmou que a Alepe manterá interlocução contínua com o Judiciário. O presidente também enfatizou que o Legislativo tem buscado garantir previsibilidade na votação de projetos e no diálogo entre as instituições, um dos pontos mais sensíveis do processo legislativo estadual.

“Vossa excelência tenha certeza que esta Casa estará sempre atenta e pronta a, de mãos dadas, atender tudo aquilo que nos for demandado pelo TJPE. Meus colegas, este momento está recheado de um significado especial. Estamos recebendo convivas que engrandecem e privilegiam a relação institucional, sempre em consonância com a nossa Carta Maior. O nosso compromisso constitucional é com Pernambuco e seu povo e assim será. A nossa independência enquanto Poder será defendida e preservada”, destacou Álvaro Porto.

O presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, agradeceu o apoio dos deputados ao longo de sua gestão, que se encerra em janeiro de 2026, e citou a colaboração entre os Poderes na análise de projetos ligados à estrutura do Judiciário. Já o presidente eleito, Francisco Bandeira de Mello, afirmou que pretende manter a abertura institucional e seguir com agenda de diálogo permanente com a Alepe.

Deputados presentes

Participaram do encontro, além de Álvaro Porto, o 1º vice-presidente Rodrigo Farias e o primeiro-secretário Francismar Pontes. Também estiveram presentes os deputados Coronel Feitosa, Antônio Coelho, Waldemar Borges, Mário Ricardo, Dani Portela, Fabrizio Ferraz, Antônio Moraes, Roberta Arraes, Socorro Pimentel, Débora Almeida, João Paulo Lima, Jarbas Filho, Cayo Albino, Isaías Régis, Joãozinho Tenório, Claudiano Filho, Renato Antunes, Jefferson Timóteo, Wanderson Florêncio, France Hacker, Nino de Enoque, Abmael Santos, Danillo Godoy, Joaquim Lira, Diogo Moraes, Joel da Harpa, William Brígido, Aglailson Victor, Gleide Ângelo, Henrique Filho, Luciano Duque e Júnior Matuto.

Os deputados licenciados Kayo Maniçoba e Eriberto Filho, que atualmente exercem cargos no Executivo, também participaram.

Veja também:

Juiz José Gilberto e desembargadores do TJPE são homenageados em Macaparana

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp