O município do Jaboatão dos Guararapes recebeu, nesta quarta-feira (3), o Prêmio Boas Práticas em Políticas para as Infâncias, concedido pela Rede Mercocidades durante a XXX Cúpula realizada em Niterói, no Rio de Janeiro. A gestora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), Andréa Medeiros, representou o município na cerimônia.
O projeto inscrito teve como título “PPS – Programa de Políticas Públicas Sociais do Jaboatão dos Guararapes: integrando ações voltadas às infâncias”, no eixo Governar com as infâncias: cidades que cuidam, inovam e transformam. A iniciativa concorreu com propostas apresentadas por diferentes cidades da América Latina.
Coordenado por Andréa Medeiros, o PPS funciona como uma estratégia de gestão integrada, articulando ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esportes, proteção e cidadania. O programa, instituído pela Lei Complementar nº 45/2023, concentra-se na organização e na coordenação de políticas voltadas à infância no município, que possui 110.050 crianças de 0 a 12 anos, o equivalente a 17% da população total conforme o Censo 2022.
Alcance das ações de Jaboatão
Com população estimada em 644.037 habitantes e PIB de R$ 16,1 bilhões, segundo o IBGE, Jaboatão dos Guararapes apresenta diferentes realidades urbanas e rurais, o que exige ações adaptadas às demandas de cada território. O PPS foi criado como instrumento para integrar e potencializar políticas para grupos vulneráveis, especialmente crianças.
Entre as iniciativas do programa estão ações ligadas à saúde infantil, ao desenvolvimento educacional, ao lazer e ao direito ao brincar, além de atividades esportivas e de garantia de direitos. O PPS também inclui o Programa Amor por Jaboatão, regulamentado pela Lei nº 1573/2023, que mobiliza voluntariado e doações da sociedade civil.
Durante a premiação, Andréa Medeiros destacou o envolvimento das equipes municipais. “Estamos muito felizes por este reconhecimento. O PPS é um filho que a gente criou e trata com muito amor. Mesmo com a correria dos compromissos profissionais, eu fiz questão de vir representar Jaboatão e trazer também o agradecimento do prefeito Mano Medeiros. Este prêmio é dedicado a todas as pessoas que fazem parte deste projeto e que abraçam a importante causa da infância com compromisso e dedicação no nosso município”, afirmou.
Reconhecimento e projeção regional
A Rede Mercocidades reúne municípios da América Latina com foco em cooperação e inovação em políticas públicas. O prêmio reconhece iniciativas com potencial de transformar realidades locais e fortalecer políticas de proteção à infância.
Ao comentar o futuro do programa, Andréa Medeiros reforçou a expectativa de ampliar os resultados. “É o primeiro prêmio que o PPS recebe e temos capacidade para muito mais. Eu me sinto honrada em saber que Jaboatão está no caminho certo, construindo, tirando as pessoas da zona de conforto e mostrando que quando a gente quer, a gente é capaz de fazer”, declarou.
Veja também:
Andréa Medeiros leva a Brasília ações de inclusão de Jaboatão

