Álvaro Porto vê avanço, mas alerta para obras inacabadas na Mata Sul

Álvaro Porto cobra a conclusão das três barragens ainda pendentes do plano de contenção de enchentes da Mata Sul

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, acompanhou, nesta terça-feira (2), a inauguração da barragem Panelas II, em Cupira, obra entregue pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ao lado do pré-candidato a deputado federal Gabriel Porto, o deputado também esteve na assinatura da ordem de serviço para continuidade da barragem de Igarapeba, em São Benedito do Sul.

As obras integram o plano federal de contenção de enchentes da Mata Sul, lançado em 2010 após as inundações daquele ano. Segundo o deputado, apenas duas das cinco estruturas previstas — Serro Azul e Panelas II — foram concluídas, enquanto Gatos, Guabiraba e Igarapeba seguem pendentes. Os projetos têm como objetivo reduzir o impacto das chuvas nos rios Una e Sirinhaém, que historicamente provocam danos significativos na região.

“Como prefeito de Canhotinho, acompanhei os estragos das chuvas em 2010 e da nova tragédia de 2012 na Mata Sul, auxiliando os municípios vizinhos no que foi possível. As cidades foram destruídas e a população sofreu demais. A entrega da Panelas II vai amenizar os efeitos das chuvas para a Mata Sul, o que significa menos risco de inundações, prejuízos e fatalidades”, afirmou o deputado, mantendo a declaração na íntegra.

Porto alerta para risco

Porto lembrou que entre 2015 e 2017 visitou Serro Azul, Palmares e Maraial com outros parlamentares para acompanhar os danos provocados pelas cheias e ouvir demandas da população. “Quem ficou sem casa se queixava da demora das moradias prometidas, mas havia, principalmente, muito medo de novas enchentes e novas perdas. Fizemos cobranças de celeridade na Assembleia e alertamos para o risco de novas inundações”, disse.

O parlamentar afirmou que a crise de 2023 reforçou a urgência do conjunto das obras. “Apenas Serro Azul e, agora, Panelas II ficaram prontas. Em 2023, quando a Mata Sul voltou a ser tomada por enchentes, estivemos em Catende conversando com prefeitos e com a população e ficou evidente, mais uma vez, a necessidade de urgência das barragens”, declarou.

Infraestrutura hídrica

Para Porto, apenas a conclusão das cinco barragens permitirá reduzir de forma estrutural o impacto das cheias sobre as cidades da região. Ele destacou que os reservatórios também ampliam a segurança hídrica, assegurando abastecimento para consumo humano e uso produtivo.

De acordo com o governo federal, a barragem Panelas II tem capacidade de armazenar 16,9 milhões de metros cúbicos e beneficia diretamente Belém de Maria, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros. A estimativa é de 199 mil habitantes atendidos. O investimento total é de R$ 114 milhões.

A barragem de Igarapeba terá volume total de 46,6 milhões de metros cúbicos e protegerá Maraial, Jaqueira, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros. O equipamento também reforçará o abastecimento de São Benedito do Sul e do distrito de Igarapeba, alcançando 186 mil moradores. O valor total da obra é de R$ 206 milhões.

Veja também:

Álvaro Porto alinha 2026 com Aécio Neves em Brasília

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp