Em um mesmo dia, dois movimentos chamam a atenção. Na manhã desta quarta-feira (26), o prefeito João Campos (PSB) anunciou a adesão do Recife ao programa federal Município Mais Seguro. Horas mais tarde, o Governo do Estado anunciou a edição de verão do Festival Pernambuco Meu País, com eventos em cinco municípios, inclusive no Recife. Não há nada em comum entre os dois anúncios, a não ser a reação às ações bem avaliadas tanto da PCR como do Executivo estadual, tendo como pano de fundo a disputa pelo Governo em 2026.
Pré-candidato do PSB a governador, o prefeito João Campos lidera as pesquisas e tem uma base sólida na Região Metropolitana. O grande salto de popularidade ocorreu na véspera do Carnaval de 2024, quando platinou o cabelo e bombou nas redes sociais. Numa delas, pulou de 1,1 milhão de seguidores para, em questão de horas, atingir mais de 2 milhões. Eleito de uma estratégia bem montada que envolvia uso inteligente das redes e uma programação turbinada de shows com estrelas nacionais no Marco Zero.
Raquel investe em cultura
A receita deu certo. Este ano, no Carnaval, o Governo do Estado tentou fazer um contraponto ao palco gigantesco do Marco Zero e montou o seu a poucos metros. Mas sem nomes de peso, não conseguiu obter o sucesso desejado. Para 2026, a gestão estadual mudará de estratégia. Levará o palco para um pouco mais distante e trará nomes consagrados da MPB.
O palco será montado na área do terminal de passageiros no Porto do Recife e terá atrações como o forró de Henry Freitas e Calcinha Preta; o pagode de Dilsinho; o axé de Cláudia Leitte e Bell Marques; o reggae do Maneva; o trap de Hungria; e o rock do Capital Inicial, em três dias de festa (sexta, sábado e domingo).
João investe em segurança
Se a governadora Raquel Lyra investe em um setor em que o João Campos é forte, o prefeito não deixa por menos e passou a reforçar uma área que ganhou musculatura nos últimos meses. O lançamento de novos policiais militares às ruas caiu no gosto popular. Os laranjinhas, numa referência ao chamativo boné laranja para indicar que eles ainda estão em adaptação ao serviço, são vistos com frequência na Região Metropolitana e a prova do apelo popular é que, na semana passada, em discurso na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o presidente da Casa, Álvaro Porto, afirmou que “estão dando bonés laranjas” para policiais veteranos para aumentar a percepção da presença dos laranjinhas.
Diante dessa ação, o prefeito João Campos reagiu na área de segurança. Nesta quarta-feira assinou a adesão ao programa Município Mais Seguro, tornando-se a primeira cidade do país a integrar oficialmente a iniciativa do Ministério da Justiça. No mesmo ato, o gestor também assinou o decreto que regulamenta o uso de armamento não letal pela Guarda Municipal. Com o convênio, o ministério doará 1.165 armamentos não letais e ampliará cursos de capacitação para agentes.
À medida que as eleições de 2026 se aproximam, tanto a governadora Raquel Lyra, quanto o prefeito João Campos vão modelando o discurso, sem tirar a vista do que está dando certo de um lado e do outro, numa marcação que tende a ficar mais intensa nos próximos meses.
Veja também:
Governo lança edição de verão do Festival Pernambuco Meu País
Recife é a primeira cidade a oficializar entrada no Município Mais Seguro

