A Stellantis confirmou neste sábado (20), durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que iniciará a produção de modelos da Leapmotor na planta instalada em Goiana, na Mata Norte. O anúncio foi feito pelo presidente da companhia para a América do Sul, Herlander Zola, após dez meses de tratativas com o Governo de Pernambuco.
De acordo com a gestão estadual, a decisão ocorreu após negociações envolvendo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), o Porto de Suape e a Secretaria da Fazenda, responsáveis por apresentar condições logísticas, operacionais e tributárias para receber a operação.
“Pernambuco celebra hoje uma importante virada para o seu desenvolvimento sendo o primeiro Estado do mundo a produzir veículos elétricos da Leapmotor fora da China. Construímos soluções junto à Stellantis durante meses para viabilizar as operações no nosso Estado. É uma conquista para a geração de emprego, renda e a sustentabilidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Etapas da implantação em Goiana
A implantação ocorrerá em três fases. A primeira prevê a importação de veículos prontos por meio de uma linha regular entre a China e o Complexo de Suape. Na segunda, Pernambuco receberá conjuntos semimontados, permitindo que a montagem passe a ser realizada em Goiana. A fase final inclui a instalação de uma linha dedicada à produção dos modelos elétricos da Leapmotor na fábrica da Stellantis.
A Leapmotor, fabricante de veículos elétricos e híbridos, foi incorporada ao portfólio da Stellantis, que reúne 15 marcas. Com a inclusão da operação em Goiana, o Estado passa a integrar a cadeia internacional da montadora na área de eletrificação.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, a confirmação do projeto fortalece o polo automotivo do Estado. “É uma vitória para Pernambuco e um movimento que aponta para o futuro. Construímos as condições para viabilizar essa operação aqui. Outros anúncios virão, mas este já é o principal, uma nova fábrica de carros elétricos integrada ao nosso polo automotivo de Goiana, criando empregos agora e garantindo mais desenvolvimento para o Estado”, afirmou.
Expansão da cadeia automotiva
Com a operação, o Governo de Pernambuco projeta a chegada de novos fornecedores e sistemistas vinculados à fabricação de modelos elétricos, ampliando a cadeia produtiva instalada no entorno da planta.
A unidade de Goiana já opera com processos industriais ligados à redução de emissões e, com o novo projeto, passará a incorporar tecnologias voltadas à produção de veículos elétricos dentro da estratégia global da montadora.
Fotos: Stellantis/Divulgação
Veja também:
Produção da Stellantis supera 1,8 milhão de veículos em 10 anos

