Estado lança prontuário eletrônico unificado na Saúde e cria selo de vacinação

O Governo de Pernambuco lançou, nesta segunda-feira (17), o prontuário eletrônico unificado da Rede Estadual de Dados em Saúde (REDS) e anunciou a criação do selo Bora Vacinar, destinado a reconhecer municípios com maior cobertura vacinal. O sistema reúne informações clínicas de diferentes níveis de atendimento em uma única plataforma e passa a integrar dados hospitalares, da média complexidade e da Atenção Primária. A governadora Raquel Lyra assinou o termo de criação da certificação durante a abertura do I Congresso Pernambucano de Inovação e Integração em Saúde, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde no Centro de Convenções.

“Estamos dando um passo decisivo para fortalecer o SUS em Pernambuco, ampliando o acesso, a qualidade e a integração da nossa rede de saúde. Vamos conectar informações essenciais para garantir um cuidado mais ágil, eficiente e humano. E com o selo Bora Vacinar, em parceria com o Ministério Público, queremos mobilizar todos os municípios para proteger nossas crianças e adolescentes. Estamos construindo, junto com os profissionais de saúde e com toda a sociedade, um sistema público cada vez mais inovador e integrado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A plataforma REDS já está ativa e realiza a consolidação automática do histórico clínico, permitindo consulta aos registros de exames, locais de atendimento e procedimentos realizados. O sistema integra dados da Atenção Primária, Média e Alta Complexidade, reunindo informações das Unidades Básicas de Saúde, UPAs, UPAEs e hospitais da Rede de Atenção, além dos seis grandes hospitais estaduais: Hospital da Restauração, Agamenon Magalhães, Otávio de Freitas, Barão de Lucena, Getúlio Vargas e Hospital Regional do Agreste. Segundo a SES, a centralização reduz erros de registro e melhora a vigilância epidemiológica, prática adotada em redes de saúde de referência internacional, a exemplo do NHS britânico.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou o investimento de R$ 4,5 milhões para implantação da ferramenta. “Estamos lançando a REDS, com investimento de R$ 4,5 milhões do Governo de Pernambuco para garantir um prontuário unificado. E, junto com o Ministério Público de Pernambuco, lançamos o selo Bora Vacinar, com intuito de estimular os municípios a ampliarem a cobertura vacinal, especialmente das vacinas da primeira infância”, declarou.

Selo Bora Vacinar

A certificação vai aferir, no primeiro quadrimestre de cada ano, o desempenho dos municípios na imunização de crianças menores de 1 ano e de adolescentes de 9 a 14 anos. O selo terá três modalidades: ouro, para cobertura igual ou superior a 90% nas vacinas de poliomielite inativada, tríplice viral, pneumocócica 10 e pentavalente; prata, para coberturas entre 70% e 89,9%; e Adolescente Protegido, para municípios que atingirem ao menos 80% na vacinação contra o HPV. O Ministério da Saúde tem reiterado que a ampliação da cobertura do HPV é essencial para reduzir casos de câncer de colo do útero, uma das metas nacionais de imunização.

O procurador-geral de Justiça de Pernambuco, José Paulo Xavier, avaliou a criação da certificação. “É um estímulo à imunização da primeira infância e dos adolescentes, através da produção de selos aos municípios pernambucanos que atingirem metas específicas”, afirmou.

Representando o Ministério da Saúde, o superintendente estadual Rosano Carvalho destacou o papel das tecnologias de saúde. “Que a gente possa permitir que essa integração e essa tecnologia favoreçam um atendimento digno e humano, e, acima de tudo, sem diferença de cor de pele, de gênero ou de orientação sexual na saúde. O SUS é de todos”, comentou.

IA no Hospital da Restauração

Durante o evento, foi anunciada a implantação de uma ferramenta de Inteligência Artificial no Hospital da Restauração. A tecnologia analisa informações do prontuário eletrônico e auxilia médicos na prescrição, identificando interações medicamentosas e contraindicações específicas. A adoção de IA em ambientes hospitalares segue tendência internacional e tem sido usada para apoiar decisões clínicas e reduzir eventos adversos.

Inovação e Integração em Saúde

O CPIIS, que segue até quarta-feira (19), reúne gestores públicos, profissionais da rede estadual, pesquisadores, instituições parceiras e representantes das 12 Gerências Regionais de Saúde. O encontro promove debates sobre estratégias de integração e inovação no Sistema Único de Saúde e envolve órgãos estaduais, instituições nacionais e organismos internacionais como a OPAS/OMS.

Também participaram da abertura os secretários Alessandro Carvalho (Defesa Social), Ana Maraíza (Administração), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Juliana Gouveia (Mulher), Joanna Figueiredo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência) e Renato Cirne (Controladoria Geral do Estado), além de Zelma Pessoa, vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde; Mãe Fátima, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde; e o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp