A governadora Raquel Lyra iniciou, nesta sexta-feira (7), uma série de compromissos em Fernando de Noronha, com foco na modernização da infraestrutura pública e no avanço das obras do Aeroporto Governador Carlos Wilson. A gestora inaugurou o pátio de aeronaves e as duas pistas de taxiamento do equipamento, marcando a retomada de áreas que estavam há mais de dez anos fora de operação.
“Estamos investindo cerca de R$ 90 milhões nas obras do Aeroporto de Fernando de Noronha para garantir o pleno funcionamento do equipamento. Em breve, também teremos o início das obras no terminal de passageiros. São investimentos importantes chegando ao arquipélago, um dos maiores e melhores destinos turísticos do mundo. Ao longo deste fim de semana, faremos o anúncio de novas obras e ações do Governo de Pernambuco, algumas delas em parceria com o governo federal”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Intervenções no aeroporto avançam
Com a entrega desta etapa, o aeroporto passa a contar com novo pátio de aeronaves, espaço utilizado para embarque e desembarque, além das taxiways Alfa e Bravo, que conectam a pista principal ao pátio. A Alfa possui 4.580 m², enquanto a Bravo, reaberta após uma década de interdição, totaliza 3.002 m². As duas pistas receberam reforço de base e novo pavimento.
“A entrega desta obra representa um marco significativo. O investimento visa modernizar o aeroporto da ilha, um projeto que há anos não recebia atenção. A governadora Raquel Lyra está à frente desta iniciativa, que trará maior segurança e conforto para turistas, moradores e todos que utilizam o aeroporto, principal via de acesso ao continente”, declarou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.
A requalificação do aeroporto foi iniciada em setembro de 2024 e inclui melhorias estruturais que atendem critérios de segurança operacional definidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A previsão é que todas as intervenções sejam concluídas até março de 2026, abrangendo futuras obras no terminal de passageiros.
Agenda cheia em Noronha
Ainda nesta sexta-feira, a governadora visitou a Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago de Fernando de Noronha e os Fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró. Os equipamentos estão inseridos em um plano de manutenção continuada adotado pelo Estado, que abrange reformas periódicas em estruturas expostas às condições ambientais do arquipélago.
Na programação noturna, Raquel Lyra entrega o Centro de Acolhimento à Mulher, assina ordem de serviço para reestruturação do Cemitério e autoriza licitação para novas unidades habitacionais na ilha.
A agenda prossegue no sábado (8) com visita ao Hospital São Lucas e participação na cerimônia de lançamento do Projeto Noronha Verde ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. No domingo (9), a governadora retorna ao Aeroporto do Arquipélago para vistoriar as próximas fases da requalificação.
Veja também:
Raquel anuncia pacote de R$ 40 milhões em obras para Fernando de Noronha

