A Prefeitura do Recife inicia, nesta quinta-feira (6), o período de matrícula para estudantes novatos da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2026. O cadastro deve ser realizado até 5 de dezembro pelos sites matriculaonline.seduc.recife.br e portaldaeducacao.recife.pe.gov.br ou pelo aplicativo Conecta Recife. Hoje, a rede conta com 426 unidades, entre escolas e creches. Com a abertura de 1,8 mil novas vagas de Educação Infantil, o atendimento total passará a mais de 110 mil estudantes no próximo ano.
O prefeito do Recife, João Campos, afirmou que a ampliação mantém o compromisso estabelecido desde 2021 de triplicar as vagas de creche por meio do programa Infância na Creche. “Hoje estamos anunciando 1,8 mil novas vagas de creche, chegando a um número muito perto do triplo. Estamos no multiplicador de 2,9, faltando apenas 600 vagas para bater a meta do triplo de vagas de creche. Lembrando que as crianças que já estão na rede têm matrícula automática. O nosso grande desafio é chamar as que ainda não estão para fazerem parte da rede de educação”, explicou.
Para acelerar a inclusão de crianças que ainda não frequentam a rede pública, a gestão retomará a estratégia de identificar estudantes por meio das visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde (ACS). Segundo o prefeito, o método tem alcançado famílias que não utilizam os canais oficiais da educação. “Esse processo conta com o apoio fundamental dos agentes comunitários de saúde. Identificamos crianças que não estavam matriculadas nem inscritas no sistema. Desde o ano passado, os agentes passaram a apoiar essas famílias na inscrição. A gente não quer saber de quem é a responsabilidade, saúde ou educação. O importante é resolver o problema e garantir o direito da criança de estar na sala de aula”, afirmou.
Expansão de vagas no Recife
O destaque da nova etapa do cadastramento é o crescimento de cerca de 10% na oferta de vagas em creches, equivalente às 1.800 novas oportunidades anunciadas. A expansão também contemplará turmas do Ensino Fundamental — Anos Iniciais e Finais — e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com as matrículas projetadas para 2026, a rede passará de 111 mil estudantes atendidos. Em 2020, eram 91 mil — um aumento superior a 20 mil alunos em cinco anos.
Para ingresso na Educação Infantil, o sistema aplica critérios sociais para priorizar o acesso de crianças em situação de maior vulnerabilidade. A lista inclui guarda institucional; inscrição no CadÚnico; filhos de mães adolescentes; estudantes com deficiência; e famílias com mais de um filho na mesma unidade.
Três novos critérios passam a valer em 2026: crianças filhas de mulheres vítimas de violência doméstica; crianças vítimas de violência; e filhos de famílias migrantes, refugiadas, apátridas ou com asilo político. Também terão prioridade beneficiários do programa municipal Cria Esperança, destinado a órfãos de vítimas de feminicídio.
A secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, afirmou que a expansão é um esforço contínuo. “Expandir vagas em creches é investir no presente das crianças e no agora das famílias. Estamos construindo um legado de oportunidades que começa no berçário e se estende por toda a trajetória escolar”, disse.
Pontos de apoio e etapas da matrícula
Para famílias sem acesso à internet, a Secretaria de Educação mantém polos de atendimento distribuídos por todas as regiões da cidade. Entre os locais estão UTECs, CRAS, CREAS, Compaz, Centros POP, CETEC, UASE e unidades de ensino. Os endereços estão disponíveis no site Matrícula Online e no Conecta Recife. A Caravana da Matrícula também percorrerá bairros da capital, utilizando caminhões itinerantes da Primeira Infância para orientação direta às famílias.
O processo de matrícula será dividido em três fases:
- Cadastro: 6 de novembro a 5 de dezembro de 2025
- Aceitação da vaga: 9 a 26 de dezembro (inclusive pelo WhatsApp)
- Efetivação: 5 a 16 de janeiro de 2026, mediante apresentação de documentos
O atendimento telefônico funciona pelo 0800.200.6565, de segunda a sexta, das 8h às 17h, até 17 de janeiro de 2026.
Programas estruturantes
Lançado em 2021, o Infância na Creche é o principal programa da expansão, com foco na construção de novas unidades, ampliação das já existentes e parcerias com instituições sem fins lucrativos.
No Ensino Médio, o Recife mantém apoio a iniciativas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como o Acelere Experience. O aulão gratuito, que reúne cerca de 10 mil estudantes, iniciou a edição de 2026 nesta quinta-feira (6), no Classic Hall, em Olinda, com participação do prefeito João Campos.
Veja também:

