A coordenadora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS) da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Andréa Medeiros, participou, nesta segunda-feira (3), de um painel sobre inclusão e políticas educacionais voltadas a crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Rio de Janeiro. O debate integrou a reunião geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), que ocorre paralelamente à Cúpula Mundial de Prefeitos, evento preparatório para a COP30.
Ao lado do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, a gestora representou o município como delegada no encontro. Responsável por coordenar ações intersetoriais que envolvem saúde, educação, assistência social e cidadania, Andréa apresentou experiências do programa municipal que fortalecem o atendimento e o desenvolvimento de crianças atípicas.
Durante o encontro, foram discutidos os desafios enfrentados pelos municípios diante do crescimento dos diagnósticos de TEA nas redes públicas de ensino e a necessidade de estruturar políticas educacionais inclusivas. Segundo Andréa Medeiros, o tema é prioritário para a gestão municipal.
“Acompanhar Mano e fazer parte das salas temáticas é bastante importante. O assunto da educação foi debatido com um olhar específico para as nossas crianças com TEA. A inclusão nas escolas não é um desafio apenas para Jaboatão, mas a gestão municipal tem atenção à causa e não cansa de buscar apoio para avançar”, destacou.
Andréa defende trabalho coletivo
Além das pautas climáticas — foco principal da reunião —, o evento da FNP possibilitou a troca de experiências bem-sucedidas e o fortalecimento do diálogo sobre políticas públicas inclusivas. Andréa enfatizou que o trabalho coletivo é essencial para garantir avanços no campo educacional.
“O diálogo pauta o nosso trabalho, não fazemos nada sozinhos. É importante conhecer a vivência de outros municípios para encontrarmos o melhor caminho e construirmos juntos políticas públicas que mudem a vida das pessoas. O que foi debatido no encontro será levado a Brasília por uma comissão da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos”, completou.
De acordo com o Ministério da Educação, as matrículas de alunos com TEA na rede pública brasileira cresceram mais de 40% entre 2020 e 2024, reforçando a necessidade de ampliar formações para professores, salas de apoio e protocolos de inclusão. O debate realizado pela FNP busca alinhar práticas entre os municípios e promover diretrizes nacionais para garantir uma educação equitativa e de qualidade.
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