Sinais de João Campos apontam para 2026

Movimentos indicam que João Campos estrutura a pré-campanha ao Governo de Pernambuco, enquanto ajusta a sucessão na Prefeitura do Recife

O prefeito do Recife, João Campos, costuma se esquivar quando o assunto é a candidatura ao governo do Estado em 2026. Diz que isso será debatido no momento certo. No entanto, movimentos e ações apontam que o caminho e o discurso para a disputa já vêm sendo adotados. O mais recente sinal, ocorrido neste fim de semana, mostra que a candidatura vem sendo estruturada pelo Estado: o ex-prefeito de Itapetim Adelmo Moura disse que foi convocado para coordenar a campanha no Sertão do Estado.

O anúncio de Adelmo foi feito pelo Instagram, juntamente com uma foto com João Campos. “Fiquei muito honrado com o convite do nosso futuro governador João Campos para coordenar sua campanha ao Governo do Estado, no Sertão, em 2026. Abrirei mão da minha pré-candidatura a deputado estadual para assumir essa nova missão”, publicou Adelmo.

Nos últimos dias, os sinais apontam também que a transição na Prefeitura do Recife também está acelerada. No anúncio do Plano de Desenvolvimento Imobiliário (PDI) do Aeroporto do Recife, na terça-feira (28), e no almoço-reunião da Ademi e Sinduscon, na quarta (29), o vice-prefeito Victor Marques, que assumirá a PCR com a saída de João, discursou, algo incomum em eventos deste tipo. Ele tem sido presença constante nas agendas de entrega e vistoria de obras do gestor.

João e o debate estadual

Mas as sinalizações não param por aí. Em duas pautas que pouco ou nada têm a ver com o Recife, João Campos entrou no debate. Em 20 de outubro, fez um apelo ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), para que o Governo Federal suspenda a possível elevação da tarifa de importação do poliéster. Segundo ele, a medida poderia afetar diretamente a competitividade do Polo de Confecções do Agreste, atingindo os municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru.

Em outro movimento, participou, na última sexta-feira (31), do lançamento do edital para a retomada das obras do trecho de Pernambuco da Ferrovia Transnordestina, ligando o município de Salgueiro ao Porto de Suape.

Os gestos de João Campos indicam que, mesmo sem admitir publicamente, a engrenagem eleitoral de 2026 já está em movimento. A antecipação das articulações, o discurso voltado para temas de alcance estadual e a formação de uma rede de apoios regionais mostram que o prefeito do Recife tenta construir uma imagem de gestor com visão além da capital. Ao mesmo tempo, a movimentação interna na Prefeitura, com o protagonismo crescente do vice Victor Marques, sugere que a sucessão municipal também entra no tabuleiro político. O jogo começou, e João Campos parece decidido a jogar.

Veja também:

Aeroporto do Recife avança para se tornar hub logístico

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp