O município do Cabo de Santo Agostinho firmou uma parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) para integrar o programa “Construindo Planos de Prevenção”, coordenado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). A iniciativa busca estruturar políticas públicas de prevenção à violência urbana com base em evidências e indicadores de monitoramento contínuo.
Desde que reassumiu a Prefeitura pela quarta vez, no início deste ano, o prefeito Lula Cabral vem conduzindo ações voltadas à promoção da cidadania, educação e segurança pública. Segundo ele, a adesão ao programa da ONU representa um avanço estratégico no fortalecimento das políticas municipais do setor.
“Desde o início da nossa gestão, temos fortalecido a segurança pública e a prevenção à violência com ações concretas. Recuperamos a frota da SDS; capacitamos a Guarda Municipal; ampliamos a Patrulha Escolar; criamos a base da ROMU, na Cohab; realizamos as plenárias dos Fóruns Distritais que ajudarão na construção do Plano Municipal de Segurança Pública; realizaremos a 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública, em dezembro e seguimos trabalhando de forma integrada. Com a participação no programa da ONU, queremos avançar ainda mais na construção de uma cidade mais segura para todos”, afirmou Lula Cabral.
Assessoria técnica e plano de segurança
O UNODC oferecerá suporte técnico à gestão municipal na elaboração do plano, com foco na padronização de metodologias e na criação de mecanismos de acompanhamento dos resultados. O objetivo é permitir que o município mensure o impacto das políticas implementadas e direcione investimentos com maior eficiência.
“A prevenção da violência é um investimento no futuro da cidade. No caso do Cabo, temos um município que já se encontra preparado estrategicamente para a elaboração do plano”, destacou o consultor do UNODC, Cláudio Carraly.
Com a parceria, o Cabo de Santo Agostinho passa a integrar uma rede de cidades brasileiras que buscam fortalecer a segurança cidadã com base em práticas internacionais de gestão pública e prevenção social da violência.
								
								
															
								
								
								
															

