Lançamento do edital da Transnordestina em Pernambuco é celebrada

Investimento de R$ 415 milhões prevê obras da Transnordestina entre Custódia e Arcoverde, com geração de 6 mil empregos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros dos Transportes, Renan Filho, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos, participaram, nesta sexta-feira (31), do lançamento do edital para conclusão de um novo trecho da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco. A cerimônia contou ainda com prefeitos e integrantes da bancada federal do Estado.

O edital contempla a elaboração do projeto executivo de engenharia e a execução das obras remanescentes de infraestrutura e de arte especiais do Lote SPS 04, que se estende do quilômetro 178,900 ao 252,215,86, incluindo 500 metros do lote adjacente SPS 03 — um total de 73,3 quilômetros de extensão. O traçado abrange os municípios de Custódia, Sertânia, Buíque e Arcoverde.

Investimento e impacto econômico

O valor de referência da licitação é de R$ 415 milhões, com prazo contratual de 57 meses, que inclui a elaboração do projeto e a execução das obras. De acordo com o Governo Federal, a iniciativa deverá gerar cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia local e regional.

Os ministros Renan Filho e Silvio Costa Filho destacaram que o trecho é considerado estratégico para consolidar o corredor logístico do Nordeste, reduzindo custos operacionais, ampliando a competitividade das cadeias produtivas e promovendo maior integração regional. O empreendimento integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foi classificado como prioridade máxima pelo Governo Federal.

Detalhes técnicos da licitação

A licitação será realizada na modalidade RLE eletrônica, conforme a Lei nº 13.303/2016, em modo de disputa fechado e com critérios de julgamento pelo menor preço global. O regime de execução será semi-integrado, o que possibilita maior sinergia entre o desenvolvimento do projeto e a execução física das obras, com transferência parcial de riscos à empresa contratada.

Poderão participar consórcios de até três empresas, incluindo companhias estrangeiras com representação legal no Brasil.

Veja também:

Transnordestina terá licitação em outubro e deve impulsionar setores produtivos do Agreste

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp