Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (29) mostra o prefeito do Recife, João Campos (PSB), na liderança da disputa pelo Governo de Pernambuco, com 52% das intenções de voto no cenário estimulado. A governadora Raquel Lyra (PSD) aparece em segundo lugar, com 30%. O levantamento foi , encomendada pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru.
Ainda de acordo com a pesquisa, o vereador do Recife Eduardo Moura (Novo) registra 4%, o ex-ministro Gilson Machado (PL) tem 3%, e o ex-vereador Ivan Moraes (PSOL) soma 1%. Os votos brancos ou nulos correspondem a 8%, enquanto 2% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar.
Em outro cenário analisado pelo Datafolha, quando o nome do ex-ministro do Turismo é retirado da lista, o cenário pouco se altera. O prefeito do Recife mantém a liderança com 53% das intenções de voto, seguido por Raquel Lyra, com 31%. Eduardo Moura aparece novamente com 4%, e Ivan Moraes permanece com 1%. Os votos brancos e nulos se mantêm em 8%, e 2% continuam indecisos.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta os nomes dos pré-candidatos, João Campos e Raquel Lyra aparecem empatados com 23% cada. Em seguida, 3% mencionam “a atual governadora” sem citar o nome, 2% respondem “filho de Eduardo Campos”, e 1% dizem “Eduardo Campos” ou “Eduardo Moura”. Outras respostas somam 5%, os votos brancos e nulos chegam a 7%, e 36% não souberam responder.
Os dois nomes mais lembrados também são os mais conhecidos entre os eleitores: Raquel Lyra é reconhecida por 96% dos entrevistados, e João Campos por 94%. Já Gilson Machado (PL) e Ivan Moraes (PSOL) registram as maiores taxas de rejeição, com 44% e 42%, respectivamente.
Números do segundo turno
Em uma simulação de segundo turno entre João Campos e Raquel Lyra, o atual prefeito do Recife ampliaria a vantagem e venceria a disputa com 58% dos votos, contra 35% da governadora. Brancos e nulos somam 6%, e 1% dos entrevistados não souberam responder.
Metodologia
A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, com 1.022 entrevistas presenciais em todas as regiões do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%, o que significa que os resultados têm 95% de probabilidade de refletir a opinião da população dentro dessa margem.
Veja também:
Pesquisa Datafolha mostra o tamanho do desafio de Raquel Lyra

