A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) iniciou nesta quarta-feira (29) a terceira edição da campanha Juntos Nos Cuidamos: Outubro Rosa, Novembro Azul, com foco em saúde, cidadania e empreendedorismo. A programação, que segue até o dia 7 de novembro, oferece atendimentos gratuitos em frente à sede da Alepe, na Rua da União, bairro da Boa Vista, durante o horário de funcionamento da Casa Joaquim Nabuco.
Entre os serviços disponíveis estão consultas médicas, exames de imagem — como ultrassonografia e mamografia —, além de atendimentos de odontologia e oftalmologia. Também há ações de cidadania, como emissão de documentos, negociação de dívidas, orientação jurídica e serviços para microempreendedores.
Para o primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, o principal objetivo da campanha é reforçar a importância da prevenção. “Todos os pernambucanos devem se preocupar com a prevenção, principalmente do câncer de mama e de próstata. Fora isso, temos várias especialidades médicas, exames de imagem, além de atendimentos em odontologia, oftalmologia e cursos profissionalizantes”, afirmou.
Alepe Formação para Todos
Uma das novidades desta edição é a parceria entre a Escola do Legislativo (Elepe) e o Senac Pernambuco, por meio do projeto Alepe Formação para Todos, que oferece cursos gratuitos nas áreas de beleza e gastronomia. As aulas começaram nesta quarta (29) e seguem até o dia 4 de novembro, das 8h às 12h (segunda a quinta) e das 13h às 17h (sexta-feira).
Os cursos acontecem em unidades móveis do Senac instaladas na Rua Mamede Simões, no bairro da Boa Vista, e incluem capacitações em doces e salgados finos, beleza crespa e cacheada, corte de cabelo masculino e bolos e doces regionais.
De acordo com o superintendente da Elepe, Alberes Lopes, a ação busca estimular a formação profissional e o empreendedorismo. “Os interessados sairão preparados para entrar no mercado de trabalho ou ter seu próprio negócio. É mais uma oportunidade oferecida gratuitamente pela Alepe aos pernambucanos”, destacou.
O superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe, Wildy Ferreira, responsável pela campanha, informou que a expectativa é superar a marca de 20 mil atendimentos nesta edição. “A expectativa é de que seja um grande sucesso, como já vem sendo nos últimos dois anos. Além dos serviços de saúde e cidadania, agora contamos também com os cursos técnicos”, disse.
Serviços de cidadania
Além dos atendimentos médicos e dos cursos, a campanha oferece serviços como emissão de carteira de identidade e CPF, negociação de débitos de energia e água, renovação de CNH, além de orientação jurídica e para microempreendedores. Também estão disponíveis atividades de estética, maquiagem e corte de cabelo, integrando o eixo de bem-estar da programação.
Veja também:
Alepe aprova lei contra falsificação de bebidas e amplia cotas raciais em concursos

