A Prefeitura do Recife finalizou, neste sábado (25), o asfaltamento do pontilhão que conecta as ruas Copacabana e Luiz Pimentel, sobre o Canal do Jordão, em Boa Viagem. A intervenção, executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), atingiu 92% de conclusão e deve ser inaugurada nos próximos dias. O equipamento faz parte de um conjunto de três novas travessias viárias em implantação na região de Setúbal.
Na manhã deste sábado, o prefeito João Campos e o vice-prefeito Victor Marques vistoriaram o avanço das obras. “Sábado, debaixo do sol quente, estamos aqui fazendo a vistoria final do pontilhão de Setúbal, que em até 15 dias será inaugurado. Até dezembro, concluímos o segundo, e em janeiro, o terceiro. Com isso, garantimos uma mobilidade muito melhor para a região, já que será possível implantar os binários. Após uma escuta com os moradores, conseguimos ajustar o projeto para que o pontilhão funcione nos dois sentidos”, afirmou o prefeito.
Pontilhão melhorará trânsito
O novo pontilhão tem 32,5 metros de extensão e 16,5 metros de largura, com três faixas de rolamento no sentido praia–subúrbio, ciclofaixa bidirecional e passeios em ambos os lados. A travessia da Avenida Juarez Távora será feita também no sentido praia–subúrbio, integrando o fluxo viário local. Após o asfaltamento, restam apenas os serviços de execução das calçadas e plantio de mudas para a entrega definitiva.




O projeto tem como meta ampliar as opções de circulação em Boa Viagem, melhorando o acesso de pedestres, ciclistas e motoristas e reduzindo o tempo de deslocamento até a Avenida Boa Viagem — uma das vias mais movimentadas da Zona Sul.
Sistema viário de Setúbal
O segundo pontilhão, com 73% de conclusão, fará a ligação entre as ruas Cônego Romeu e Engenheiro Zael Diógenes, cruzando o Canal de Setúbal. A estrutura tem 27,8 metros de extensão e 16,5 metros de largura, com três faixas de rolamento no sentido subúrbio–praia, ciclofaixa bidirecional e passeios em ambos os lados. O investimento nas duas primeiras obras é de R$ 3,9 milhões.
Já o terceiro pontilhão, na Rua João Cardoso Aires, terá investimento de R$ 1,7 milhão e vai permitir a travessia sobre o mesmo canal, criando nova rota de acesso para veículos vindos da Avenida Boa Viagem. Com dimensões idênticas às demais estruturas, o equipamento terá três faixas de rolamento, ciclovia bidirecional e passeios para pedestres. O tráfego no sentido oposto será realizado pela Rua Baltazar Passos.
Veja também:

