A governadora Raquel Lyra visitou, nesta sexta-feira (24), a planta da European Energy em Kassø, na Dinamarca, referência mundial em hidrogênio verde e combustíveis sustentáveis. O encontro marcou a continuidade da missão internacional do governo de Pernambuco, com foco no avanço da transição energética e atração de investimentos estratégicos para o Estado.
A unidade que será instalada no Complexo Industrial Portuário de Suape terá 10 hectares e investimento de R$ 2 bilhões, gerando 250 empregos diretos. A tecnologia aplicada é a mesma que abastece a frota sustentável da Maersk na Europa, empresa que também investe em Suape por meio da APM Terminals.
“Nós visitamos a primeira planta de E-metanol na Europa, da European Energy. O Porto de Suape irá receber uma indústria que processará o hidrogênio verde para produzir o novo combustível. Estamos garantindo nosso estado na liderança da transição energética com geração de empregos e oportunidades para os pernambucanos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Integração com o setor energético e inovação
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, o empreendimento coloca Pernambuco na rota dos combustíveis do futuro.
“A fábrica da European Energy que visitamos chegará em nosso estado já integrada com a indústria sucroenergética e de biomassa. É um passo firme na rota dos combustíveis do futuro“, disse Cavalcanti.
O projeto irá produzir metanol verde, um combustível limpo obtido a partir da eletrólise da água para gerar hidrogênio, que depois é convertido em combustível. Esse processo reduz emissões de carbono e representa um avanço em relação aos combustíveis fósseis convencionais.
Além da planta industrial, a comitiva pernambucana discutiu pesquisa, capacitação profissional e possíveis parcerias em inovação. Alexandre Groszmann, gerente de projetos da European Energy, destacou a aplicabilidade da tecnologia:
“Nesta fábrica, nós produzimos metanol verde a partir do processo de eletrólise e pretendemos aplicar esse projeto no Brasil e em Pernambuco em maior escala.”
Impacto econômico e desenvolvimento regional
O presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, ressaltou a relevância da instalação para a região.
“A implantação desta fábrica em Suape vai representar uma grande revolução, trazendo desenvolvimento, descarbonização com tecnologia de ponta. O cluster de novas energias do Porto vai ganhar muito com essa instalação, apontando para um futuro promissor para o Porto de Suape.”
Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar-PE, afirmou que a visita reforça a consistência do governo de Pernambuco nos negócios com grandes empresas.
“A presença da governadora Raquel Lyra e seu time na Dinamarca demonstra um momento histórico na área da transição energética em Pernambuco e no Brasil. Suape é um porto que tem demonstrado versatilidade, e Pernambuco está partindo na frente de forma consistente”, declarou Cunha.
A comitiva do governo estadual contou com os secretários João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), além das secretárias executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).
Entre os representantes das empresas estavam Daniel Rose (managing director na A.P. Møller da Mærsk), Daiane Maeinchein (Public Affairs na A.P. Møller da Mærsk) e Carolina Ruvald (gerente de projetos da European Energy).

