O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, ressaltou, nesta quinta-feira (23), a importância de estabelecer objetivos claros e estratégias de longo prazo para impulsionar o desenvolvimento local, inspirando-se nas experiências do Japão e da China. A declaração foi feita durante o encerramento dos Seminários Missão Empresarial Japão-China — Oportunidades e desafios, realizado no Sesc Piedade, que reuniu mais de 150 autoridades, empresários e líderes políticos.
Segundo o prefeito, o sucesso das duas economias asiáticas está relacionado à capacidade de planejar o futuro com metas bem definidas.
Mano fala em projetar o futuro
“São nações e culturas que, em comum, souberam projetar o futuro e definir onde queriam chegar. Nosso município, com seu papel estratégico no estado e na região, precisa aprender a partir destes exemplos”, afirmou Mano Medeiros.
O seminário marcou o encerramento do ciclo de debates da missão empresarial, promovida com o apoio do Sistema Fecomércio. O evento foi conduzido pelo consultor técnico da entidade, professor Fábio Oliveira, e contou com a participação dos empresários Felipe Freire e Roberto Wagner, que integraram a comitiva pernambucana em visitas a Osaka e Tóquio, no Japão, e Shenzhen e Pequim, na China.
Os participantes compartilharam aprendizados sobre inovação tecnológica, sustentabilidade urbana e políticas industriais de longo prazo, destacando oportunidades de adaptação dessas práticas ao contexto brasileiro.
União pelo desenvolvimento de Jaboatão
O evento também contou com a presença dos vereadores Hugo, Vilmar, Belarmino, Armando Júnior, Lica, Marlus, Pereira da Oficina, Eneias e Nivaldo do Gás, que demonstraram apoio às iniciativas voltadas ao fortalecimento do ambiente de negócios e à atração de investimentos estratégicos.
A presença conjunta dos poderes Executivo e Legislativo foi vista como símbolo de unidade política em torno de um projeto de cidade moderna, inovadora e conectada às tendências globais, reforçando o compromisso de Jaboatão em buscar referências internacionais para o seu crescimento sustentável.
Veja também:
Mano Medeiros apresenta potencial logístico de Jaboatão em missão na China

