A governadora Raquel Lyra iniciou, nesta quinta-feira (23), sua agenda oficial na Dinamarca com encontros voltados à ampliação de investimentos estrangeiros em Pernambuco, com foco em transição energética, infraestrutura e inovação. Em Copenhague, a gestora se reuniu com representantes da Dansk Industri, associação que reúne a indústria dinamarquesa, e apresentou o ambiente econômico do Estado a executivos de empresas de destaque internacional.
Entre os participantes, estavam dirigentes da Topsoe (especializada em tecnologias para energia limpa), Novo Nordisk (farmacêutica com atuação global) e Copenhagen Infrastructure Partners (gestora de fundos em infraestrutura de energia renovável). Os grupos manifestaram interesse em aprofundar estudos sobre oportunidades de negócios em Pernambuco, principalmente nas áreas de energia sustentável e indústria verde.
“Pernambuco está pronto para receber os investimentos dinamarqueses. Os avanços econômicos que tivemos nos últimos anos reafirmam nosso compromisso com a expansão de investimentos e o fortalecimento da infraestrutura. Nosso Estado é um destino estratégico, com oportunidades concretas e políticas que estimulam o desenvolvimento econômico de forma sustentável e integrada”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Projetos e novos investimentos
Ainda em Copenhague, Raquel Lyra se reuniu com o CEO da European Energy, Knud Erik Andersen, e a diretoria da companhia para discutir o andamento dos projetos em parceria com o governo estadual. A empresa mantém um acordo com Pernambuco para a instalação da primeira indústria de produção de e-metanol do Brasil, no Complexo Industrial Portuário de Suape. O investimento previsto é de R$ 2 bilhões, com geração estimada de 250 empregos diretos e 15 mil indiretos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, a agenda tem o objetivo de aprofundar parcerias e apresentar os avanços do Estado na melhoria do ambiente de negócios. “Mostramos nossos diferenciais, apresentamos o Porto de Suape e as evoluções que temos feito em infraestrutura e regulação para fortalecer a relação com o setor privado e construir um Pernambuco mais competitivo”, afirmou o gestor.
Parcerias em energia, saúde e segurança alimentar
Durante a missão, a governadora também participou de reunião com o Fundo de Investimentos da Dinamarca, que já possui aportes em Pernambuco e demonstrou interesse em ampliar recursos voltados às áreas de energia, segurança alimentar e saúde.
No comando do Estado, Ao final da missão na Dinamarca, a vice-governadora Priscila Krause assumirá o comando do Executivo estadual e, nesta sexta-feira (24), transmitirá o cargo ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto), às 14h, no Palácio do Campo das Princesas. Entre os dias 24 e 29 de outubro, Priscila cumprirá agenda oficial na Argentina, com compromissos voltados ao turismo e desenvolvimento econômico.
Veja também:
Raquel Lyra apresenta avanços de obras do Brics a Dilma Rousseff

