Encerrando a primeira etapa da missão internacional do Governo de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra reuniu-se, nesta quarta-feira (22), com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, em Xangai. O encontro tratou dos projetos financiados pelo Banco do Brics, que destinam R$ 1,1 bilhão para obras estruturadoras de abastecimento de água e saneamento no Estado.
Segundo a governadora, o objetivo foi avaliar o andamento das ações contratadas pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com recursos assegurados no Brics por meio de articulação do Governo de Pernambuco e garantias do Estado e da União.
“No encerramento da nossa primeira parte da missão internacional, na China, encontrei com a presidente do NDB, Dilma Rousseff, para discutir sobre os projetos financiados pelo banco, contratados pela Compesa. Os recursos da ordem de R$ 1,1 bilhão estão sendo investidos na distribuição de água, em saneamento básico e na conclusão de obras de adutoras. Tivemos a oportunidade de apresentar os avanços que temos feito nessa área por meio do Águas de Pernambuco. Agradeço a Dilma Rousseff por receber nossa comitiva e contribuir com o avanço de importantes obras em Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.
Investimentos do Brics
O financiamento, formalizado em julho de 2024, vem sendo aplicado em obras de saneamento básico, construção de estações de tratamento de água e ampliação dos sistemas de abastecimento em diversas regiões do Estado. O programa Águas de Pernambuco, citado pela governadora, busca ampliar o acesso à água tratada e à coleta de esgoto, com foco em áreas urbanas e rurais.
Durante a reunião, também participaram o chefe de gabinete da presidência do NDB, Marco Túlio Mendonça, o assessor Alessandro Teixeira e o consultor Gustavo Rizzo, além da comitiva pernambucana composta pelos secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), acompanhados das secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).
Próxima etapa da missão: Dinamarca
Após o compromisso em Xangai, Raquel Lyra segue para a Dinamarca, onde cumprirá agenda em Copenhague e Sønderborg. As reuniões têm como foco parcerias em energia limpa, sustentabilidade e logística, além de atrair investimentos para o Porto de Suape e para a nova economia verde em Pernambuco.
Veja também:
Raquel apresenta Suape no maior porto do mundo e busca rota direta com a China