A governadora Raquel Lyra (PSD) deu sequência, nesta terça-feira (21), à agenda oficial em Pequim, apresentando as oportunidades de investimento em Pernambuco a três das maiores empresas da China: China Blue Chemical, Chimbusco (grupo Cosco Shipping) e COFCO (China Oil and Foodstuffs Corporation). O encontro teve como foco o Complexo Industrial Portuário de Suape, apontado pela gestora como eixo central da política de atração de investimentos do Estado.
“Estivemos com três grandes empresas para apresentar Pernambuco e destacar a melhoria no ambiente econômico no Estado. Duas dessas companhias já têm negócios no Brasil e pretendem expandir. Então promovemos nossos potenciais para atrair futuros investimentos e diversificar a pauta exportadora de Pernambuco por meio de novas indústrias que agreguem valor à produção local”, afirmou Raquel Lyra.
A governadora também destacou os modelos já consolidados com a European Energy e a Maersk, enfatizando Suape como hub logístico e polo de combustíveis sustentáveis (e-combustíveis).
Interesse em Suape
Os dirigentes da Chimbusco manifestaram interesse em conhecer a infraestrutura de Suape e agendaram visita ao complexo para dezembro, com o objetivo de avaliar novas rotas para a produção de combustíveis e fertilizantes sustentáveis. Já os representantes da China Blue Chemical demonstraram intenção de expandir a atuação no Brasil, principalmente nas áreas de energia renovável e eficiência energética.
“O objetivo desses encontros bilaterais foi avançar nos diálogos com as empresas para que conheçam melhor Pernambuco e o Porto de Suape, garantindo futuras parcerias”, pontuou o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles.
Parceria no setor de alimentos
Durante reunião na sede da COFCO, em Pequim, a comitiva pernambucana discutiu ampliação das exportações e melhorias no processo produtivo do açúcar, com foco na modernização do setor sucroalcooleiro. Raquel Lyra reforçou que a estabilidade fiscal e o ambiente de negócios em Pernambuco criam condições favoráveis para novas parcerias no setor agroindustrial.
Ainda na capital chinesa, a governadora foi recebida pelo embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão, para tratar do fortalecimento do diálogo institucional entre o Estado e empresas chinesas. Segundo Raquel Lyra, a embaixada tem papel estratégico na consolidação dos investimentos estruturados durante a missão internacional.
Veja também:
Já na China, Raquel Lyra busca investimentos em energia e mobilidade


