Cabo firma parceria com UPE para projetos em inteligência artificial

Convênio assinado pelo prefeito Lula Cabral permitirá que 40 estudantes da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho atuem em projetos tecnológicos no Parqtel

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho firmou, nesta segunda-feira (20), um convênio com a Universidade de Pernambuco (UPE) para o desenvolvimento de projetos voltados à inteligência artificial, criação de chatbots e soluções tecnológicas emergentes. O acordo foi assinado durante a abertura da 1ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, realizada no Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas.

Com a parceria, 40 estudantes da Rede Municipal de Ensino participarão de atividades no Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas (Parqtel), espaço vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, voltado à experimentação e inovação digital.

Cabo integra rede de internacionalização

A cerimônia também marcou a adesão do Cabo de Santo Agostinho ao Núcleo de Internacionalização do Estado de Pernambuco (NINTER-PE). O município é o primeiro do estado a ingressar na iniciativa, que incentiva a cooperação internacional nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, ciência, tecnologia e indústria. O objetivo é fortalecer políticas públicas voltadas à inovação e ao desenvolvimento econômico regional.

“A educação é uma prioridade em nossa gestão, e investir em ciência e tecnologia é preparar nossos jovens para o futuro e fortalecer o desenvolvimento do Cabo. As parcerias que firmamos hoje demonstram nosso compromisso com uma educação inovadora e de qualidade”, afirmou o prefeito Lula Cabral.

Semana de Ciência e Tecnologia

A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT 2025) é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE – Campus Cabo) e a Unidade Acadêmica do Cabo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UACSA/UFRPE). O evento busca aproximar a ciência da comunidade e estimular a formação de jovens pesquisadores.

No primeiro dia, centenas de estudantes participaram das atividades, que incluíram arena de robôs, laboratório 3D, robô de LED e exposições de projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos Avançados e Científicos do Cabo (NEAC) e instituições parceiras, além de jogos e experimentos interativos.

A programação segue até o sábado (25), com caminhada ecológica, palestras, oficinas, exposições e ações de divulgação científica.

Veja também:

Lula Cabral anuncia bônus de R$ 1 mil e intercâmbio com a Universidade de Coimbra para educadores do Cabo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp